Na segunda-feira, 18 de março no município de Pinhão/Pr, foi organizado pela equipe do Procon uma palestra sobre educação financeira, dos direitos do consumidor e seus deveres. Talia Calegari Evangelista, juíza da 1ª Vara Judicial da Comarca de Pinhão, presidente do Fórum dos Procons do Paraná, Luana Esteche, superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor, Letícia Chagas, Advogada e Especialista em Consumidor, destacaram a importância de se informar sobre os direitos do consumidor, pois, muitas vezes, ele não tem conhecimento de como deve agir em cada situação.
Reforçaram que o consumidor precisa primeiramente saber que os conflitos podem ser resolvidos de forma simples e prática sem a necessidade de ser levado ao fórum.
O evento foi aberto com a fala da Coordenadora do Procon de Pinhão, Adriane Prudente, que falou sobre o Procon e sua função.
Procon Pinhão
O Procon é o órgão oficial de proteção e defesa do consumidor, no município de Pinhão ele ainda não completou um ano, já que foi criado no dia 14/09/23 através da lei municipal nº 2.283/23.
Para os consumidores que tiverem alguma dúvida, o Procon está localizado na Rua XV de dezembro, na sala 2 ao lado da farmácia Água Azul. Adriane Prudente é a coordenadora executiva.
Informação é essencial
A convidada Elaine Dias Menegola, diretora do Procon de Pato Branco, contou sobre o programa Endividei, E Agora? implantado em seu município, explicando a importância da educação financeira e seus benefícios para os consumidores endividados.
O evento contou com a presença, do secretário municipal de Administração Marildo Faustino Rodrigues representando o prefeito, Valdecir Biasebetti.
Direitos Básicos do Consumidor
Todos os consumidores têm o direito de receber informações claras, precisas e completas sobre os produtos que estão adquirindo, sobre os serviços que estão sendo oferecidos no mercado com relação a preço, característica, prazo de entrega e garantia.
Direito de segurança; ao adquirir produtos e serviços que não coloque em risco a saúde ou segurança quando utilizado de forma adequada e seguindo as instruções de uso do produto.
Direito a privacidade e confidencialidade.
Direito a reparação de danos; os consumidores têm o direito de serem compensados por danos causados por produtos defeituosos, incluindo reembolso, substituição ou reparo do produto e indenização por danos materiais ou morais.