Ouça a crônica:

E os Supremos lagostinos, do alto da obscuridade de suas luzes, querem apagar, a qualquer custo, a chama da liberdade do cidadão comum e ousam fazer isso sob a nobre desculpa [esfarrapada] de proteger os reles mortais, com título de eleitor, contra tudo aquilo que eles, os lagostíssimos supremos, consideram [hipoteticamente] nocivo às instituições.

Há muito foi-nos ensinado por Alexis de Tocqueville, que o livre acesso às informações é uma das colunas fundamentais de uma democracia que, diga-se de passagem, não é o “governo do dianho”, mas sim, do povo, pelo povo e para o povo, sob o império da lei, não de uma juristocracia.

Para que esse “tal de povo” possa minimamente exercer a sua soberania, ele tem que ter garantido a possibilidade de acessar livremente toda e qualquer informação, tendo em vista que apenas podemos tomar uma decisão razoável quando nos é facultado a possibilidade de contrastar e confrontar todas as informações divergentes. Repito: todas.

Obviamente, o fato de termos livre acesso a todas as informações não significa que nós não iremos cometer nenhum erro. É claro que essa possibilidade existe, tendo em vista que todos nós tomamos, uma vez ou outra, uma decisão equivocada, porque errar faz parte da vida e, principalmente, do aprendizado democrático.

De mais a mais, toda vez que uma pessoa, com pose de “sinhô dotô”, aparece do alto de sua toga e paetês, para dizer que certas informações não podem ser do nosso conhecimento porque não seríamos capazes de avaliá-las, o que na real está sendo dito, com todas as letras e entonações, é que nós seríamos um bando de tontos, tremendamente abestados e, por isso, segundo a avaliação deles, incapazes de avaliar determinados fatos.

E tem outra: toda vez que um grupelho cala alguém para supostamente nos proteger, isso não é sinal de apreço pela democracia, nada disso, é apenas censura mal e porcamente dissimulada, a manifestação de um profundo menosprezo pela inteligência do povo, pela nossa inteligência.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.

Compartilhe

Veja mais