Vilma Kitcky, presidente da Acomup | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

A falta de água em vários bairros do município de Pinhão/PR já é histórica e frequente.

No início do mês de março teve bairro que chegou a ficar uma semana sem água, entre eles, o Colina Verde, Vila Rural, Invernadinha, Dois Irmãos, Vila Baggio.

Audiência Pública

A Acomup, Associação Comunitária de Moradores de Pinhão, visando ter um posicionamento da Sanepar, com o apoio do deputado estadual professor Lemos, PT, e da Câmara Municipal de Vereadores, que cederá o espaço para a realização da audiência pública, “Sanepar no município de Pinhão” a partir das 13h30min no dia 23 de março, quarta-feira.

A presidente da Acomup, Vilma Kitcky, explicou que a falta de água nos bairros mais distantes já está quase sendo um fato corriqueiro. “Como tem havido uma frequência de falta de água nos bairros, a Sanepar, questionada, diz aos moradores que é problema técnico, a sensação que temos é que para eles é algo banal. Só que para o morador não é. Da última  vez o problema técnico fez com que os moradores da Vila Baggio ficassem uma semana sem água.  Resolvemos trazer a questão para uma audiência pública para que ocorra um debate mais amplo do assunto e se encontre uma solução para o problema”.

“Esperamos que venha alguém que responda pela Sanepar”

Francisco Santos Oliveira, o Chico Imbuia | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

O morador do bairro Dois Irmãos e representante da comissão que está organizando a audiência pública, Francisco Santos Oliveira, o Chico Imbuia, disse: “Esperamos que na audiência venha um diretor da Sanepar que possa responder pela empresa. Essa desculpa de problema técnico não nos convence mais, se chove, é porque dá raio e derruba a rede de abastecimento, porque falta luz, mas a Copel não leva uma semana para arrumar uma rede, quando não chove, porque estamos em crise hídrica, mas a Sanepar não fez o investimento na ampliação da captação da rede para atender um município que cresceu como o nosso, já que moramos numa região que em questão de fonte hídrica é rica”.

De acordo com a presidente, além da falta de água, a audiência também discutirá a situação da Vila Pinheirinho e Recanto Verde, que não tem rede de água,  “Segundo a administração municipal e Sanepar, por serem ocupações irregulares não há como levar água e esgoto para lá, mas por meio de documentos, nós temos o conhecimento que há meios de levar água até lá, assim queremos também discutir esse ponto na audiência”.

Foram convidados para a audiência pública representante da Sanepar, do executivo municipal, ministério público, legislativo municipal e estadual.

Momento dos moradores falarem

Vilma e Chico Imbuia convidam os moradores para participar da audiência, “Convidamos todos os moradores de Pinhão, e principalmente dos bairros mais atingidos pela escassez de água potável que compareçam à audiência, pois é o momento de colocar o problema e buscar uma solução”.

Compartilhe

Veja mais