Youtubers, streamers e influenciadores digitais são os responsáveis pelo sucesso do game
Por Narion Coelho
Siga a Cultura Pop no Twiter e no Facebook
Among Us, um joguinho de gráficos simples, com cenário de nave espacial, que não precisa de nenhuma habilidade para se jogado e que é gratuito na sua versão mobile, foi lançado em 2018.
Até aí nada demais afinal, vários jogos são lançados todos os dias.
Então, por que estamos falando sobre Among Us dois anos após o seu lançamento?
Até pouco tempo, Among Us tinha uma média de 300 jogadores diários na plataforma de games Steam. Mas, em setembro de 2020, o jogo atingiu o primeiro grande pico: 20 milhões de jogadores simultâneos, até mesmo famosos como o Neymar estavam jogando!
Mas o crédito do sucesso vai para os streamers, youtubers e influenciadores (no Brasil, Felipe Neto, Gaules e Hayashii têm produzido conteúdo sobre o jogo) que começaram a transmitir suas partidas de Among Us e incentivar seus seguidores a baixarem o jogo e participarem das partidas.
Nomes populares como o americano Tyler “Ninja” Blevins e o brasileiro Alexandre Gaules começaram a transmitir o jogo e ganhar cada vez mais seguidores. O Ninja, por exemplo, ganhou 355 mil novos followers no último mês enquanto jogava Among Us.
Com os streamers incentivando a galera, o crescimento foi estrondoso: dia 21/09, 60 milhões de players brincaram de impostores. Uma semana depois, Among Us bateu um recorde: quase 731 mil pessoas assistiram transmissões do jogo na Twitch.
Os criadores do jogo já tinham até parado de fazer atualizações do jogo e resolveram fazer uma sequência dele para tentar conseguir mais jogadores. Porém, depois do súbito sucesso, eles descobriram que o que atrai os players é justamente a primeira versão do jogo e cancelaram a sequência para melhorar a versão atual. Servidores, modo para daltônicos e um novo mapa inspirado em Henry Stickmin foram anunciados. Depois desse anúncio, Among Us ultrapassou 100 milhões de downloads.
Para IOS e Android, Among Us é gratuito. Portanto, a maior base de jogadores está nos celulares. Segundo o Sensor Tower, em setembro o jogo ultrapassou a marca de 42 milhões de downloads em 30 dias. Ainda segundo o Sensor Tower, os downloads entre agosto e setembro representam 70% do número total desde o lançamento do jogo em 2018.
Até 14 de setembro de 2020, o gráfico mostra que Among Us teve 71,9 milhões de downloads em smartphones no mundo todo, mas os dados não incluem informações sobre o sucesso do game no mercado chinês, o que pode fazer com que o sucesso seja ainda maior.
Como funciona o Among Us?
Among Us é um jogo multiplayer casual, de grupo, estratégia, traição e sobrevivência. O objetivo é descobrir quem é o traidor em um grupo de tripulantes de uma nave.
Cada partida conta com até dez jogadores sendo de 1 a 3 impostores e o restante tripulantes. Enquanto os tripulantes precisam realizar a manutenção da nave, os impostores devem sabotar a nave ou eliminar os outros jogadores.
Ok. Coisa simples. O que tem nesse jogo que atrai tanta gente?
Ao encontrar um corpo ou atitudes suspeitas, os jogadores vão para o chat para discutir e votar em quem eles suspeitam de ser o impostor.
A graça está aí: discussões acaloradas surgem para descobrir quem é o impostor, já que qualquer um pode pedir uma “reunião de emergência” com todos e abrir o chat para discutir e votar.
O final da partida se dá quando um dos lados conclui todos os seus objetivos.
Qualquer pessoa pode jogar Among Us, uma vez que o game não depende somente da habilidade do jogador, mas também da habilidade de influenciar os outros jogadores.
Fonte: Uol, Canaltech, PPLWare, Techtudo, Portal do Nerd
Clique AQUI e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS