Da Chef Gabi Mahamud
Diferenciais: a torta não leva nenhuma farinha e nenhum refinado. Vegana, é fonte de fibras e proteínas, além de ser antioxidante.
Ingredientes
- 1½ xícara de grão-de-bico cozido
- 1 xícara de maçã sem cabo e sem sementes picadinha
- ½ xícara de melado de cana
- ½ xícara de cacau em pó
- 1 colher (sopa) de café solúvel (opcional)
- 1 colher (chá) de fermento químico em pó
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha uma pitada de sal
- ¼ de xícara de óleo de coco ou manteiga de cacau
- ⅓ de xícara (90 g) de chocolate amargo picado
Modo de preparo:
1 – Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com óleo uma fôrma de fundo removível com 20 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel-manteiga e pincele com óleo.
2 – Em um processador ou liquidificador, coloque o grão-de-bico, a maçã, o melado, o cacau, o café, o fermento, a baunilha, o sal e o óleo de coco derretido. Bata até obter um creme homogêneo.
3 – Coloque o chocolate em um refratário encaixado em uma panela com água fervente e mexa até derreter (se preciso, leve o conjunto ao fogo baixo e tome cuidado para a água não encostar no fundo da tigela). Junte o chocolate derretido ao creme de grão-de-bico e misture bem para incorporar.
4 – Despeje a massa na fôrma preparada e alise a superfície com uma espátula. Não tem problema se a torta ficar úmida no centro ou se as bordas ficarem mais altas do que o meio.
5 – Asse por 30 minutos, até a superfície parecer seca; então cubra com papel-alumínio e asse por mais 20 a 30 minutos. Espere esfriar completamente antes de desenformar.
Sobre a chef: aos 27 anos, a chef Gabi Mahamud é um dos grandes nomes nacionais quando o assunto é alimentação alternativa. Autora do livro Flor de Sal, a profissional assumiu o amor pelas panelas após lutar contra a depressão e perceber que deveria trabalhar com algo em que realmente acreditasse, que contribuísse para melhorar o mundo.