Para falar sobre a trajetória do Fatos do Iguaçu nos vinte anos dos 53 que Pinhão está completando, escolhemos uma mulher que no ensino fundamental foi noticia. A menina virou adolescente e enfrentou uma eleição de grêmio disputadíssima no Colégio Morski, o nome da chapa era “Inimigos do Rei”. O clima e os debates foram tão efervescentes que foram parar nas páginas do Fatos do Iguaçu. A adolescente tornou-se uma jovem que entrou na disputa política, candidatou-se vereadora, na época, uma das candidatas mais jovem e concedeu entrevista ao Fatos. Ela não se elegeu, mas nunca abandonou as trincheiras políticas, tornou-se esposa, mãe e advogada e como tal, foi a primeira entrevistada do programa “Sem Edição” da TV Fatos.

Fatos do Iguaçu, por Vera Diana Tomacheski       

Pinhão completa 53 e junto comemoramos 20 anos de historia do Jornal Fatos do Iguaçu, acredito que este seja um momento muito oportuno para falar de história. Pinhão tem vivido intensamente a sua história nos últimos dias. O jornal Fatos do Iguaçu, de forma rápida e eficiente, tem nos deixado ao par dos acontecimentos relativos à fatídica data de 01/12/2017, dia que certamente também entrará para a história, mas aquela história que não temos prazer em lembrar, aquela história que esperamos acordar no outro dia e respirar aliviado por não ter passado de um pesadelo. Mas sabemos que não será assim. Isso tudo é real, e faz parte da história de Pinhão.  Não nasci nessa cidade, mas foi nela que cresci, foi aqui que aprendi os valores da vida. Foi aqui que aprendi como era bom caminhar todos os dias 1,5 km para pegar o ônibus e ir para a escola, momentos inesquecíveis junto com meus colegas lá do Guarapuavinha, comunidade que acolheu a mim e minha família quando em junho de 1986 nos mudamos para cá. Comunidade que também está vivendo a incerteza do futuro, assim, como todos nós pinhãoenses de nascimento ou de coração.

Primeira entrevistada do programa “Sem Edição” da TV Fatos

Nos últimos 20 anos, muitas coisas se passaram, e com certeza absoluta, a grande maioria delas foram coisas boas, tanto para mim quanto para minha cidade. Desde então temos uma imprensa local escrita, que acompanha os acontecimentos da nossa comunidade, que se preocupa em trazer as informações de forma rápida e com credibilidade. Os momentos tristes que temos vivido nos últimos dias também ficarão na história, tenhamos fé que o desfecho de tudo isso seja o melhor possível, que tenhamos famílias de volta ao que é seu por justiça, que mais nenhuma família de Pinhão seja brutalmente arrancada de suas casas, que os trabalhadores rurais tenham a tranqüilidade para continuar no campo trabalhando e sustentando suas famílias, e que do dia 01/12/2017 levemos na memória a força de um povo unido.

            Parabéns Fatos do Iguaçu, nesses 20 anos de história registrando os bons e os maus momentos de nossa cidade e de nossa gente. E que os bons momentos prevaleçam sobre os demais. Que a fé prevaleça sobre a descrença e que os bons resistam às injustiças.

Compartilhe

Veja mais