Diante de uma platéia especial composta por pais, avós, professores, diretores, vereadores, secretários municipais, aconteceu a solenidade de posse dos 11 vereadores mirins, para a legislatura 2017/2018, na noite de segunda-feira, 08 na Câmara de Vereadores. A sessão foi presidida pelo aluno do Colégio Santo Antônio, Pablo Lincon Cardoso de Ramos, tendo como primeira secretária Sofia Muller Toledo Tavares, da Escola Ironi e segunda secretária, Giovana Lima da Silva, estudante do Colégio Procópio.

A sessão iniciou com a diplomação dos vereadores mirins, que foi conduzida pela vereadora Luzyanna Tavares de Moraes. Os novos legisladores mirins receberam o diploma das mãos dos vereadores e do ex-vereador Francisco Carlos Caldas, que é autor da lei que cria a Câmara Miriam. Todos os novos vereadores fizeram uso da tribuna se apresentando, agradecendo o apoio recebido das famílias e pelos votos recebidos e se comprometendo a trabalhar pelas necessidades das escolas que representam e da comunidade, alguns já apontando sobre o que pretendem lutar enquanto vereadores mirins.

O vereador Luciano Padilha (PSD), ao usar a tribuna, salientou que o projeto foi idealizado pela ex-vereadora, Noriam Coelho Basílio, quando esta legislava no período 2009 a 2012, mas que a Câmara somente aprovou o projeto na legislatura 2013/2016 tendo à frente o ex-vereador Francisco Carlos Caldas. “Estas crianças que hoje estão aqui representando as demais crianças e jovens de Pinhão, possuem um papel importante na sociedade, serão elas que disseminarão os caminhos da política, da democracia e da cidadania”.

O prefeito Odir Gotardo, se colocou e colocou as secretarias à disposição dos vereadores mirins, “Este é um momento importante para a sociedade, pois através de vocês a comunidade será ouvida, suas solicitações e seus projetos vão ser a voz da nossa comunidade. È bem verdade que muitos destes deverão ser encaminhados aos nossos vereadores. Mas vocês fiquem muito à vontade para ir lá na prefeitura conversar comigo ou com qualquer um dos secretários, seja para pedir esclarecimentos ou para levar uma sugestão, as portas estarão abertas para vocês.”

ENRIQUECIMENTO

A diretora da Escola Decisão, Elizângela Camargo, analisa que este projeto oportuniza um crescimento tanto para os alunos como para toda a comunidade escolar. Desde que foi implantado, a escola participa, tendo no primeiro ano como representante o aluno João Vitor Tussolino Brolini Dellê e agora o Youssef Ghane Reda, que foi reeleito. “É um projeto que valoriza a democracia, a cidadania, é muito interessante para que as crianças desde pequenas estejam olhando de forma mais apurada e com maior reflexão a comunidade onde vivem”.

EXPECTATIVA

João Paulo Ribeiro Neumam, 10 anos, é aluno do 5º ano da Escola Maristella Tussi. Concorreu com mais nove alunos para a Câmara Mirim, sendo o mais votado. Sua campanha foi pautada nas melhorias que quer para a sua escola, tanto na parte física como pedagógica. “Quando soube que teria eleição já quis me candidatar porque achei interessante e fiquei curioso para saber como é o trabalho de um vereador”, comenta o eleito. Ele acredita que vai colaborar para o desenvolvimento dentro de sala de aula. “Quero ser participativo, ler mais. A professora Elis disse que juntos vamos pensar em vários projetos para melhoria da minha escola”.

Para a direção e equipe pedagógica da Escola, o projeto pode trazer vários benefícios para os alunos. “Incentivamos as crianças a participar e damos todo o apoio por meio de oficinas que trabalham a oratória, a expressão corporal, a escrita e a participação em diversos projetos”, finaliza a professora Elis de Oliveira, coordenadora do projeto na Escola.

OS ELEITOS

Pag.03 (1) Pag.03 (2) Pag.03 (3) Pag.03 (4) Pag.03 (5) Pag.03 (6) Pag.03 (7) Pag.03 (8) Pag.03 (9) Pag.03 (10) Pag.03 (11)

Os vereadores e seus suplentes são: Escola Municipal Nossa Senhora da Glória Carlos Henrique Guimarães e Gabrielly dos Santos. Colégio Expressão Gion Marcos Alves e Otávio Morais Cardoso, Colégio Morski Bruno Henrique da Silva Ribeiro, reeleito e Maria Eduarda do Amaral. Escola Municipal Cecília Meireles Erika Leticia Moreira Ortiz e Juan José de Oliveira Caldas. Escola Municipal Maristela Tussi João Paulo Ribeiro Neumam e Paola Nafalski. Escola Decisão Youssef Ghane Reda, foi reeleito e Luiz Henrique Tavares Mietz, Colégio Santo Antônio Pablo Lincon Cardoso de Ramos e Leandra de Fátima Gonçalves, Colégio Procópio Giovana Lima da Silva e Nayara Taques Oliveira e Escola Eroni Santos Ferreira Sofia Muller Toledo Tavares e Rayra Juliana Ferreira da Luz Carniel.

O presidente encerrou a sessão e convidou todos para um coquetel na sala de reuniões Vereador Orlando Diogo.

Compartilhe

Veja mais