Fatos do Iguaçu Eleições 2020

Por Nara Coelho

Pelas normas do TSE, Tribunal Eleitoral Superior, as convenções devem acontecer entre os dias 31/08 a 16/09, sendo muito comum os partidos marcarem suas convenções para o último dia, buscando até o último momento as negociações para as coligações.

Nessas eleições municipais só poderá ocorrer coligação nas chapas majoritárias, ou seja, para prefeito e vice.

PINHÃO

Em Pinhão/PR tem registrados 19 partidos, Avante, Cidadania, Democrata, MDB, Patriota, PCdoB, PDT, PL, Podemos, Progressista, PROS, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSL, PT, PTB, PTC e desses 14 já anunciaram o dia local e hora das suas convenções.

PATRIOTA ABRE AS CONVENÇÕES

O primeiro partido a realizar a convenção será o Patriota, neste domingo dia 6, a partir das 17 horas na avenida Hipólito Arruda, nº 147.

Patriota tem o médico Edson Crema como pré-candidato a prefeito, escolherá em sua convenção o vice e os candidatos a vereador/a. Em conversa com o pré-candidato Edson Crema, este deu a entender que o partido estava com a intenção de concorrer com “chapa pura” às eleições, no domingo à noite já saberemos se a tendência de chapa pura se confirmou.

MDB SERÁ NO DIA 12

O partido mais antigo do municipio, o Movimento Democrático Brasileiro, está com sua convenção marcada para o dia 12/09, sábado, iniciando às 13h30min na Escola de Política e Cidadania Georgina Dellê Caldas.  

Em relação à chapa majoritária, não traz expectativas, pois o MDB a alguns meses já vem declarando que manterá a coligação com o PT, e o nome do emedebista Beraldo do Amaral, como vice do prefeito atual, Odir Gotardo, para a concorrer à reeleição, e os pré-candidatos a vereadores já anunciados devem se confirmar quase todos. 

CIDADANIA REALIZA DIA 14 SUA CONVENÇÃO

Na segunda-feira, o Cidadania realiza a sua convenção a partir das 17h30 na sala de reuniões da Camara de Vereadores. O Cidadania lançou em 2019 o nome do vereador Rodrigo Dellê como pré-candidato a prefeito. Em conversa telefônica com o Fatos do Iguaçu, o Rodrigo disse que devido a projetos pessoais que não se encaixam com a vida pública, ele decidiu que não irá concorrer nessas eleições nem à reeleição do cargo de vereador. Segundo filiados, o Cidadania tem a tendência a coligar com o PSD, apoiando a candidatura do ex-prefeito Dirceu de Oliveira.

CONVENÇÕES DO PTD E AVANTE e PTC SERÃO DIA 15

O Avante, que tem defendido o nome da vereadora Leticia Martins como pré-candidata a prefeita de Pinhão, realiza sua convenção no dia 15, terça-feira, às 19 horas na sala de reunião Cabanha Danguy na PR170.

O Avante até o momento não tem um pré-candidato a vice e pelo que se tem acompanhado, a proposta é buscar um vice em outro partido, eles têm mantido conversas com várias agremiações partidárias.

Na mesma noite, o PDT, que é um partido que está com um grupo novo e que no primeiro momento indicou o assistente social Albino Ricardo dos Santos Neto como pré-candidato a prefeito, inclusive declarando a vontade de saírem com chapa pura, realiza sua convenção às 19 horas na rua 7 de  setembro, nº 305.

Num segundo momento o partido fez uma conversa com o PT, em uma entrevista ao Fatos do Iguaçu o presidente do PDT, Albino, declarou que eles irão coligar com o PT e apoiar a reeleição do atual prefeito. Uma semana após essa declaração, o partido soltou um vídeo rompendo a coligação.

O presidente do PDT postou em sua página do facebook que é pré-candidato a vereador e que existe um diálogo com o Avante, assim a convecção do PDT pode confirmar um apoio ao Avante, já que o partido parou de defender candidatura própria nas redes socais.

PTC é um dos mais novos partidos do municipio e vem com a proposta da candidatura própria do professor Chiquinho, a convenção acontecerá na Câmara de Vereadores a partir das 19 horas do dia 15 de setembro. 

Francisco da Silva Lima, o professor Chiquinho, não é novato em eleições, ele concorreu em 2016 ao cargo de prefeito pelo PEN, Partido Ecológico Nacional e alcançou 363 votos, na convenção será definido o nome do candidato a vice-prefeito.

DIA 16 É O DIA D

No dia 16, quarta-feira é o dia D, pois partidos e pré-candidatos que desejarem participar das eleições municipais terão até as 23 horas e 59 minutos para definir sua participação. Como já é tradicional nas eleições pinhãoenses, vários partidos deixam a convenção para o último dia.

O PTB abre as convenções do dia 16 começando a sua às 17 horas, é um partido que vem ao longo de sua trajetória se coligando para as eleições municipais com o PSD e pelas conversas com alguns filiados essa posição se repetirá nas eleições de 2020.

Na Câmara de Vereadores ainda ocorre a convenção do PSL, PSD e Podemos a partir das 17h30. O Podemos tinha como indicação a pré-candidatura a prefeita a ex-vereadora Jocelita Dellê, que nos últimos tempos tem feito um trabalho como pré-candidata a vereadora. O Podemos tem tido muitas conversas com o PSD e está indicando o produtor rural e ex-vereador, José Francisco da Rocha Loures, o Juca, que  foi o candidato a prefeito nas eleições de 2016, a vice na chapa majoritária do PSD.

O PSD, traz como pré-candidato o ex-prefeito Dirceu de Oliveira, que ainda está em diálogo com vários partidos e não definiu o seu vice, assim a convenção terá a tarefa de escolher o vice entre os partidos que tem indicativo de apoiar a candidatura de Dirceu de Oliveira.

PP, PSB E PROS REALIZAM A CONVENÇÃO NO CTG

O Partido Progressista (PP), realiza sua convenção no CTG a partir das 19 horas junto com o PSB, que tem o ex-prefeito Vitorino Prestes como pré- candidato a prefeito e o vereador Alain Cézar de Abreu, como pré-candidato a vice. Segundo algumas conversas dos bastidores, a convenção pode trazer novidades em relação ao nome do vice. O PROS fará sua convenção no mesmo horário e local que o PP e PSB e já tem demonstrado que deve coligar com o PSB.

A CONVENÇÃO DO PT CONFIRMARÁ A REELEIÇÃO DO ODIR GOTARDO

O PT, que já tem definido que o partido irá tentar a reeleição da atual dupla, o prefeito Odir Gotardo e o vice Beraldo do Amaral, que é do MDB, realiza a convenção às 19 horas no parque Coronel Lustosa.

Os partidos Democrata, PC do B, PL, PSC, PSDB ainda não tornaram público quando irão realizar suas convenções. O PSC tem como pré-candidato o advogado Acyr das Neves, com o apoio do PSDB.

Compartilhe

Veja mais