prefeito José Vitorino Prestes

José Vitorino: “Hoje tenho maioria na Câmara de Vereadores”

Por Nara Coelho

A reportagem do Fatos do Iguaçu entrevistou o prefeito de Pinhão/PR, José Vitorino Prestes, do PSB, que completou 100 dias à frente do municipio no dia 10 de abril.

Em 12 anos, esse é a terceira vez que José Vitorino Prestes é eleito, a primeira foi em 2004 e a segunda em 2008.

Em resposta à jornalista Nara Coelho sobre as atividades realizadas nesses três meses, ele destacou: “Em relação à limpeza urbana, iniciamos o ano com bastante problemas porque a empresa que prestava serviço ao município estava com irregularidades trabalhistas, por isso tivemos que cancelar o contrato e realizar uma nova licitação de forma rápida”.

Além da limpeza, encontrou problemas em algumas secretarias, “Nas secretarias de Transporte e Obras, encontramos muito problemas, lá encontramos um cemitério de maquinário, se encontrava máquinas terceirizadas, mas não se arrumava o que o município tinha. Um orçamento pequeno das secretarias”.

12 anos entre o segundo e o terceiro mandato

  Se ele percebe muita diferença entre administrar o municipio hoje e há 12 anos atrás quando foi prefeito, ele diz “Da minha época para cá mudou muito, pois na minha época nós tínhamos muitos maquinários, muito mais ônibus. Não interessava que esses ônibus não eram novos, mas a manutenção era boa, os ônibus dos universitários dificilmente ficavam na estrada”.

E com relação aos cargos comissionados, “Quando fui prefeito no segundo mandato, tínhamos 95 cargos comissionados e a folha de pagamento não estava tão alta, hoje tem menos, o pessoal pede para mandar projeto para a câmara para ampliar o número de cargos, mas administrativamente não seria bom e a lei do Bolsonaro também não permite criar cargo”.

Relacionamento do Executivo com o Legislativo

Questionado sobre a importância do bom relacionamento do executivo com o legislativo, o prefeito respondeu de pronto, “briga não leva a lugar nenhum, então é importante ter um bom relacionamento com os vereadores. Claro, sempre vai ter aqueles lá que gostam do quanto pior, melhor, mas tem vários vereadores que querem o bem do Pinhão, que nas eleições fomos adversários, mas hoje votam conosco”. Sobre seu relacionamento com os vereadores, “Está bom, porque hoje tenho maioria, quando precisamos temos maioria”.

A Pandemia

Considerandoas dificuldadesna realização dos projetos por causa da pandemia da Covid-19 nesse primeiro trimestre, o prefeitoponderou: “Com certeza, ela atrapalha, até porque tivemos duas secretarias, na de Obras e de Transporte, com quase toda a equipe contaminada. Inclusive perdemos o nosso secretário. Tivemos que parar todo o trabalho por mais de 15 dias. Ela atrapalha na arrecadação. Temos que fechar o comércio, os comerciantes não gostam, não compreendem, mas temos que acompanhar a lei do estado. Não gostamos, mas é para o bem de todos”.

Novo Parque Industrial

 José Vitorino enviou um projeto para o legislativo propondo  a criação de um novo Parque Industrial,  já  aprovado em primeira votação na sessão do legislativo do dia 12.

 Nara perguntou ao prefeito como ele pretende organizar o Parque e para quem seriam destinados os terrenos, ”Nós estaremos cedendo o terreno. A ideia nossa é colocar empresa que realmente gere emprego. Vamos cuidar muito, inclusive o prazo para montar e começar a gerar os empregos será curto, e vamos ser rigorosos na fiscalização, se não cumprir, perde o direito de estar lá”.

A Bufunfa

Na administração anterior do ex-prefeito Odir Gotardo, foi criado o Programa Bufunfa, e foi aprovado pela população, perguntado se pretende manter o Programa, ele diz que sim, “A Bufunfa queremos deixar, mas queremos organizá-la com um controle maior, porque acho que tem gente que pega a Bufunfa, mas não separa o lixo. Eu não sou de chegar destruindo o que deu certo. Aquilo que deu certo que o prefeito fez, que é coisa boa, estamos dando andamento, como os calçamentos”.  

O primeiro ano de mandato

A entrevista foi encerrada com o prefeito José Vitorino respondendo o que os pinhãoense podem esperar do primeiro ano do seu mandato.

prefeito José Vitorino Prestes,PSB, |Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

“O que a gente prometeu já está sendo feito, os ônibus do transporte universitário já estão por aí, vai ser de graça.  Ainda não recuperamos nem 30% da frota das máquinas, já estamos fazendo no interior a melhoria nas estradas. Estrada que era um deserto, hoje já é uma estrada. Vamos fazer estrada boa de qualidade, com adequação e com cascalho. Temos ótimos operadores. Vamos dar seguimento no interior nos calçamentos que foram iniciados”.

LEIA TAMBÉM:

Valdir Rossoni assume a vaga deixada por Schiavinato

Rebeca precisa da sua ajuda para vencer a mielo

hão: Homem cai no “golpe OLX” e perde R$ 30.000,00

 

 

Compartilhe

Veja mais