Em breve, sinal livre de internet também na Praça São Cristóvão

Acerca de três meses a população pinhãoense tem à disposição na Praça Darci Brolini o acesso livre ao sinal da internet via Wi-Fi totalmente gratuito.

A ideia é consequência de um programa do governo federal chamado Cidade Digital, que tem o objetivo de modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua nas seguintes frentes: construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras; capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede; oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação como praças, parques e rodoviárias.

“Em 2013 foi feito o mapeamento do município por uma empresa terceirizada do governo federal. Com a demora foi sugerido que continuássemos o projeto com recursos próprios. O serviço já está à disposição da população, ficamos por um mês em fase de testes e agora pode ser acessado tranquilamente”, explicou o analista em desenvolvimento de sistema, Felipe José Dellê, responsável pelo gerenciamento do programa em Pinhão.

Felipe José Dellê, responsável pelo gerenciamento do programa em Pinhão (Foto: Gisele de Pádua/Fatos do Iguaçu )

Felipe José Dellê, responsável pelo gerenciamento do programa em Pinhão (Foto: Gisele de Pádua/Fatos do Iguaçu )

COMO UTILIZAR

A área de abrangência é a Praça Darci Brolini e o interessado deve se conectar com a seguinte nomenclatura ‘prefeitura-pinhão’, solicitar um cadastro e fazer o login e a senha. Pode ser acessado pelos celulares, notebooks, tabletes ou smartphones.

Haverá um controle dos endereços acessados, pois sempre existem pessoas mal intencionadas que desejam acessar algo proibido. “Temos como acessar o endereço que foi pesquisado e se percebermos a má intensão, a responsabilidade recairá sobre o usuário. Nosso cadastro já está na casa das 100 pessoas e a tendência é aumentar cada vez mais. Percebemos que os que já utilizam gostaram da novidade, os jovens são a grande maioria”, contou Felipe Dellê.

EXPANSÃO

O projeto deve sofrer uma expansão da área de abrangência, assim que for adquirida uma antena mais potente, segundo Felipe Dellê, “em breve devemos estender o programa para a Praça São Cristóvão, que fica próxima ao Posto do Trevo, aumentando o número de usuários”.

Compartilhe

Veja mais