Um dos maiores nomes do esporte do interior paranaense foi homenageado na 29ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná. O professor de Educação Física Victor Hugo Ossoski, conhecido como “Cebolão”, que faleceu no último dia 7 de julho, vítima de um câncer no pulmão, dá nome ao troféu entregue ao campeão geral dos JOJUPs 2016 da Regional 10 (Guarapuava), que tem sede em São Mateus do Sul. “Cebolão” foi um grande incentivador do esporte da cidade de Guarapuava, tendo sido técnico e diretor de várias edições anteriores dos JOJUPs.

“Cebolão era um desportista à moda antiga. Uma das passagens mais emocionantes que lembro foi quando ele teve que representar Guarapuava num sorteio de cara ou coroa na final do Bolão, que terminou empatado em todos os quesitos. Ao ganhar, ele parecia uma criança de tanta felicidade, pulava e repetia ‘Ganhei, ganhei!’, e esse tipo de coisa mostra como ele tinha um coração grande e era apaixonado pelo esporte”, conta o técnico da equipe de vôlei feminino de Guarapuava, José Edson de Oliveira.

“Em onze anos que trabalhei com ele, nunca paguei um churrasco, ele sempre bancava os churrascos para nós, da arbitragem. Eu adorava ele, foi um dos caras mais competentes que eu já conheci. Ele era funcionário do candidato a governador que perdeu, e o candidato que venceu o chamou para trabalhar para ele. Aí você vê o quanto ele era bom”, diz o árbitro de futebol Dejair Pereira.

“Ele estava sempre fazendo um churrasquinho, uma confraternização pra unir os técnicos, a arbitragem, sempre promovendo a integração entre os participantes de Jogos. Aliás ele cozinhava muito bem, foi uma grande perda para o esporte do Paraná”, afirma o Presidente da Associação Guarapuavana de Handebol, Roosevelt Marques.

Até quem está exercendo a função que Victor Hugo ocupou por tantos anos tem boas lembranças dele: “Uma vez, explicando para um técnico como funcionava a média de gols average para a classificação, o Cebolão explicou: ‘Você divide os seus gols marcados pelos gols sofridos, e os menores coeficientes classificam’.
O rapaz não entendeu, então o Cebolão repetiu: ‘Pega os gols que sua equipe marcou e divide pelos gols que a sua equipe levou. As equipes com o menor coeficiente se classificam, entendeu agora?’ Ainda sem entender, o rapaz ouviu: ‘Faz o seguinte: faça um monte de gol e não tome nenhum, assim você se classifica!'”, relembra, com um largo sorriso no rosto, o diretor geral dos JOJUPs de 2016, Edson Pereira de Andrade.

Em meio a tantas boas lembranças, o Troféu Cebolão foi entregue ao campeão geral dos JOJUPs da Regional 10, coincidentemente o município que sediou a competição, São Mateus do Sul. Quem recebeu o honroso troféu foi o coordenador executivo do município, Anderson Gugelmin, representando a cidade vencedora.

No quadro geral, São Mateus do Sul somou 29 pontos. Em segundo e terceiro ficaram os municípios de Guarapuava e Pinhão, com 28 e 26 pontos, respectivamente.

Compartilhe

Veja mais