O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli comemora nesta quinta-feira, 21 de julho, decisão do plenário do TCU (Tribunal de Contas da União) de ontem que anula uma medida cautelar de 2015 e permite, em caráter excepcional, a continuidade da seleção de Instituições de Educação Superior para a implantação de cursos de Medicina em todo o país. E um deles é em Guarapuava, de modo que a Faculdade Campo Real foi a classificada para sediar o curso, com 55 vagas.

“Como estamos acompanhando todo o processo de criação do curso ficamos muito felizes assim que soubemos desta novidade. Estamos torcendo pelo bom andamento dos trâmites e trabalhando para que a autorização saia o mais breve possível. A necessidade de médicos é uma realidade do nosso município e da nossa região e esta medida certamente vai atender esta importante demanda”, destacou Carli, que reivindicou junto aos Governos do Estado e Federal o curso de Medicina para Guarapuava. Ao todo, o Ministério da Educação estuda a criação de 2.460 novas vagas de Medicina em 39 municípios e 11 Estados do Brasil.

A medida cautelar de 9 de outubro de 2015 havia suspendido o edital devido a suspeitas de irregularidades na seleção das universidades. Na sessão de ontem, porém, o Ministro do TCU Vital do Rêgo elaborou um voto em paralelo, propondo a revogação da medida cautelar. “Não se mostra aconselhável a anulação do edital 6/2014, tendo em vista a urgência da implementação de ações que visem a suprir a carência de médicos em muitos municípios do Brasil”, argumentou.

Agora, o Ministério da Educação aguarda ser notificado da decisão para as devidas análises e, então, prosseguir com as próximas fases do edital, que são a divulgação e homologação do resultado final, convocação das instituições selecionadas para assinatura do termo de compromisso, monitoramento da implantação dos projetos apresentados e expedição das autorizações do funcionamento dos cursos.

 

Com Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Veja mais