Do dia 09 a 11 de outubro, as atenções e atividades serão voltadas para a terceira idade

Todos desejam envelhecer, ganhar cabelos brancos e muita vivência e experiência de vida. O envelhecimento faz parte do ciclo biológico, é natural da vida e mexe nas diferentes dimensões da vida (social, econômica, jurídica, política) e depende de diversos fatores ocorridos nas fases anteriores da vida como as experiências vividas na família, na escola ou em outras instituições a qualidade de vida que se terá na terceira idade.

Deste modo, a terceira idade, ou melhor idade, como muitos chamam, não comporta um único conceito, uma vez que a idade cronológica pode não ser idêntica à idade biológica e social do indivíduo. É por isso que muitos “velhinhos” são ativos e aproveitam cada fase desta etapa da vida. Outubro, além de ser o mês Rosa pela prevenção do câncer de mama, é também o mês dos idosos, já que no dia 1º do mês é comemorado o Dia do Idoso, e nesta primeira semana do mês, foram muitas as atividades em comemoração a eles, que nos ensinam muito a cada dia.

Na última terça-feira, dia 03 de outubro, aconteceu no auditório do Sifumpi, um encontro dos idosos, promovido pelo CRAS/Pinhão, com o grupo da terceira idade, abrindo uma série de atividades que se concentrarão do dia 9 ao dia 11 em homenagem a semana do idoso. A assistente social de referência no trabalho com os idosos, Iara Aparecida de Oliveira, explica que todas as terças ocorre a reunião do grupo, que conta com cerca de 70 idosos, eles participam de diversas atividades que promovem cultura, diversão, aprendizagem e lazer. “Nós vamos iniciar agora com as ações da semana do idoso, que tem como tema, Felicidade. Vamos trabalhar vários assuntos em torno desse tema, dentro de ações desenvolvidas por toda a secretaria de Assistência Social e o trabalho dos educadores sociais, pois é fundamental que nossos idosos vivenciem situações diversas”, comenta.

Dona Laura de Oliveira Almeida tem 67 anos, é uma das integrantes do conselho do idoso. Ela participa do grupo há três anos e conta que descobriu uma nova forma de ver a vida após participar das ações. “Eu cuido do meu pai que é doente, e nem sempre posso vir em todos os encontros, mas me ajudou muito porque eu descobri que posso fazer muita coisa mesmo estando velha para algumas pessoas. Me ajuda muito e me faz bem”, disse.

_______________________________________________________________

Programação semana do idoso

Dia 09/10 – SIFUMPI 14 horas encontro sobre o tema: Felicidade

Dia 10/10 – Caminhada – Feliz Cidade (os idosos vão caminhar pelas ruas pela valorização do idoso, a fim também de alegrar a cidade). A saída será às 10h da manhã na Terceira Idade.

Dia 11/10 – SIFUMPI – 14 horas segundo encontro com o tema: Feliz Idade. Haverá confraternização com idosos de Reserva do Iguaçu.

Iara lembra que todos que desejarem participar da caminhada se sintam convidados a percorrer o percurso com os idosos

_______________________________________________________________

Compartilhe

Veja mais