Jefferson Farfán

Por Raphel Costa

Surpresa nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Peru está de volta à Copa do Mundo. A seleção do ex-craque Cubillas não disputava a competição há 36 anos e, depois de suar a camisa para carimbar a vaga, retorna com chances de passar da fase de grupos. Essa será a quinta participação dos Rojiblancos em Mundiais.

Anteriormente, os peruanos disputaram as Copas de 1930, 1970, 1978 e, a última delas, em 1982. Depois de ficar fora de oito edições seguidas, a seleção retornou ao Mundial após uma campanha regular nas eliminatórias. Foram sete vitórias, cinco empates e seis derrotas. Com 26 pontos, o Peru teve que disputar a repescagem contra a Nova Zelândia. Um empate sem gols e uma vitória em casa por dois a zero deram ao Peru uma nova oportunidade de disputar o torneio de seleções mais importante do mundo.No entanto, antes mesmo da confirmação da vaga, a torcida e a seleção branca e vermelha sofreram um duro golpe fora dos campos. O atacante Paolo Guerrero, principal esperança peruana e maior goleador da história do time nacional, foi suspenso por doping. Guerrero foi flagrado no exame após a partida contra a Argentina, em outubro do ano passado, em jogo pelas Eliminatórias.

Foi detectado no organismo do atacante do Flamengo uma substância proibida, um metabólito da cocaína. O motivo, segundo a defesa, seria o uso de um chá para gripe com folha de coca, erva tradicional em países andinos como Peru e Bolívia. Em um primeiro momento, a FIFA puniu o jogador com um ano de suspensão, mas o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) reduziu a pena pela metade. Guerrero sempre alegou inocência, mas, no último dia 14 de maio, a Corte Arbitral do Esporte atendeu a um pedido da Agência Internacional Antidoping (WADA) e aumentou a punição. Com a suspensão de 14 meses, a seleção peruana deve jogar a Copa sem o principal ídolo e capitão.

Com a ausência do maior artilheiro, o técnico Ricardo Gareca divulgou a lista com os 23 nomes que disputarão a Copa do Mundo. Dois deles são bem conhecidos entre os torcedores brasileiros. Um é o lateral esquerdo Miguel Trauco, jogador do Flamengo. O outro é o polêmico meia Christian Cueva, que defende as cores do São Paulo. Sem Guerrero, cai sobre os ombros de Jefferson Farfán a responsabilidade de liderar o grupo.

Com 33 anos de idade, Farfán tem larga experiência vestindo a camisa da seleção nacional. O atacante é convocado desde 2003, dois anos após a estreia como profissional pelo Alianza Lima, clube onde começou a carreira.

Em 2004, Farfán foi para o PSV, um dos gigantes do futebol holandês. Foram oito anos jogando em uma das principais ligas europeias, com 67 gols marcados em 169 jogos. O peruano passou ainda pelo Schalke 04, da Alemanha. Atualmente, é jogador do Lokomotiv Moscou, da Rússia.

Pela seleção, Farfán já fez 79 partidas e tem 23 gols anotados. Um deles sobre a Nova Zelândia, na partida que classificou o Peru para esta edição da Copa do Mundo.

A seleção peruana tem chances de se classificar em segundo lugar no grupo C, que conta com a favorita França, Dinamarca e Austrália.

O Peru estreia na Copa no dia 16 de junho, contra a Dinamarca. A bola começa a rolar a partir de uma da tarde, horário de Brasília.

Compartilhe

Veja mais