O candidato mais velho é Jacir França, com 67 anos. Letícia Martins e Mari Fernandes são as mais novas, ambas com 18 anos

Por Andréa A. Alves 

O FATOS DO IGUAÇU fez um ‘raio X’ dos candidatos a vereador de Pinhão e Reserva do Iguaçu. Agora o leitor e o eleitor ficam sabendo quantas mulheres estão concorrendo nas eleições municipais de 2016, quem é o mais velho e o mais jovem candidato. Além do nível de escolaridade, os que estão seguindo para reeleição, o partido de cada um. Como também a idade, a naturalidade, a ocupação e o estado civil.

Em Pinhão, que tem uma população de 31.978 e 24.047 eleitores, 104 candidatos iniciaram a corrida para preencher as 13 cadeiras.

Desses, até o fechamento da edição, dois (Elias Tesseroli e Jacir França) foram deferidos com recurso, Tuto Medeiros indeferido com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE- PR) e estão aptos a concorrer às eleições até o julgamento. Já Amauri Afonso de Oliveira e Solange Adronski foram indeferidos, não podendo concorrer nas eleições de 2016, ficando assim 102 candidatos para disputar as 13 cadeiras do legislativo.

Dos 102, oito concorrem a reeleição: Alain, Alessandro Camargo, Aroldo, Chico Carlos, Cunha, Israel dos Santos, Jovael Belo e Sanan.

Desses, 17 são do PT, 14 do PP, 13 do PSD, 10 do PMDB, 8 do PRP, 7 do PPS, 5 do PCdoB, 4 do PSDB e do PTN e 3 do PTB e do PV. Com dois candidatos estão cinco partidos: PROS, DEM, PSL, PSB e PDT. E com apenas um candidato: SD, PSC, PRB, PR e PPL.

Na corrida pelas cadeiras no legislativo estão 30 mulheres.

A maioria dos candidatos estão na faixa etária de 40 a 50 anos, um total de 35. De 30 a 40 anos são 27, de 50 a 60 anos têm 21 candidatos. De 20 a 30 anos são 10 e oito com mais de 60 anos. Apenas quatro têm menos de 20 anos.

Aliás, deve-se destacar que o candidato mais velho é Jacir França, com 67 anos. E, dentre os mais jovens, estão duas candidatas: Letícia Martins e Mari Fernandes, ambas com 18 anos.

Do montante, 70% nasceram em Pinhão. Dos demais, 11 são de Guarapuava e 17 naturais de cidades paranaenses. Como também tem dois catarinenses, e um do Piauí, um do Pará, um do Rio Grande do Sul, um de São Paulo e outro da Bahia.

Sobre o estado civil, 52 se declaram casados, 42 solteiros e 11 separados/divorciados.

Na ocupação, a variação foi grande. Dos 102 candidatos, 19 são agricultores e sete trabalhadores rurais. Comerciantes 10 e seis empresários. Na área de saúde, cinco. Donas de casa e administradores também cinco. Pecuaristas, motoristas e professores um total de quatro cada. Quatro também na área da construção civil. Vendedores, gerentes, locutores e contadores são três em cada setor. Músicos são dois e servidores públicos também são dois. Vigilantes, estudantes e agentes administrativos também são dois em cada ocupação. Apenas um se declarou serralheiro. Uma cabeleireira e uma doméstica. Os demais, um total de 11, ficaram classificados como outros.

Sobre o grau de instrução, a maioria dos candidatos tem o ensino médio completo, um total de 39. Vindo em segundo lugar, com 22, o ensino fundamental incompleto. Dezesseis disseram ter concluído o ensino fundamental e 15 o ensino superior. Quatro deles possuem o ensino superior incompleto. E, sete, sabem apenas ler e escrever.

RESERVA DO IGUAÇU

Em Reserva do Iguaçu, que tem uma população de 7.815 e 5.893 eleitores, 60 candidatos. estão na corrida para preencher as nove cadeiras.

Desses, até o fechamento da edição, está aguardando julgamento, Eziel Pisca indeferido com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE- PR) e está apto até o julgamento. Já a candidatura de Zildete Santos foi indeferida, e ela foi substituída por Irene Mineco que já teve seu pedido de registro de candidatura deferida.

Dos 60, concorrem à reeleição sete: Alcione, Juarez Senoski, Leoacir Ferraz, Neguito, Toninho Siqueira, Toninho Ventura e Vitório Antunes.

Desses, 10 são do PMDB, 9 do PV, 7 do PSC, 6 do SD, 5 do PSDB, 4 do PP, 3 do PR, do PSB e do PTB. Com dois candidatos cada um: PDT, PTN e REDE. E com apenas um candidato: PPS, PRB e PT.

Na corrida pelas cadeiras no legislativo estão 20 mulheres.

A maioria dos candidatos estão na faixa etária de 40 a 50 anos, um total de 16. De 30 a 40 anos e de 50 a 60 anos ficaram empatados com 14 candidatos. De 20 a 30 anos são nove e seis com mais de 60 anos. Apenas um candidato ficou na faixa de menos de 20 anos.

Aliás, deve-se destacar que o candidato mais velho é Toninho Siqueira, com 69 anos. E, dentre os mais jovens, está a candidata Daniele Santos, com 20 anos.

Com relação à naturalidade, apenas um nasceu em Reserva do Iguaçu, 40% nasceram em Pinhão, um total de 24. Dos demais, seis são de Guarapuava e 20 são naturais de outras cidades paranaenses. Como também três catarinenses, e um do Rio de Janeiro, um do Rio Grande do Sul e um de Mato Grosso do Sul.

Sobre o estado civil, 38 se declaram casados, 7 solteiros e 9 separados/divorciados. Apenas dois candidatos são viúvos.

Na ocupação, dos 60 candidatos a maioria é servidor público, um total de 15. Vindo em segundo lugar as donas de casa, com 10. Oito são agricultores, 5 motoristas e 4 comerciantes. Carpinteiro, professor, empresário e pedagogo são dois em cada setor. E um policial, um frentista, um veterinário, um administrador e um técnico em agronomia e agrimensura.

Sobre o grau de instrução, a maioria dos candidatos tem o ensino médio completo, um total de 16. Vindo em segundo lugar, com 15, o ensino fundamental completo. Doze disseram ter concluído o ensino superior e seis o ensino fundamental incompleto. Quatro deles possuem o ensino médio incompleto e, também, quatro apenas sabem ler e escrever. Com o ensino superior incompleto são dois candidatos.

 

Compartilhe

Veja mais