Foto: Nícaro Coelho

Reserva do Iguaçu – Pr: Na manha de  quinta-feira, 21 de dezembro, o superintendente do INCRA/PR  Walter Pozzobom esteve no acampamento dos Quilombolas e entregou-lhes um documento, no qual a Cooperativa Agrária declara que até o dia 22 de dezembro dá baixa na hipoteca que há em relação à área e transfere para o INCRA as áreas 10, onde estão as 130 famílias e mais a área 12ª, que é do outro lado da estrada. “Em seguida a esse processo, o INCRA fará a titulação da terra para os Quilombolas e inicia o trabalho de estender os benefícios de estrutura para essas duas áreas primeiramente” explicou Walter.

Também repassou que há um cronograma para as demais áreas, um compromisso assumido em Brasilia com o INCRA nacional e que a superintendência do Paraná deverá cumprir. Este acontecerá ao longo dos anos de 2018 e 2019. De acordo com os recursos do INCRA, as demais áreas serão repassadas, sendo as próximas a área 11 A e B, área ocupada ultimamente pelos Quilombolas

Mediante esse fato, Walter repassou aos Quilombolas que a Cooperativa Agrária solicitava que eles desocupassem a área. E eles votaram e decidiram pela permanência, mas mantiveram o acordo de não atrapalhar o cuidado com a lavoura e a colheita, que a Agrária poderia trabalhar tranquilamente.

Para encerrar, Walter se comprometeu a acompanhar de perto a questão dos Quilombolas de Reserva do Iguaçu e anunciou que o diretor do INCRA nacional, Oliveira, estará fazendo uma visita nos dias 24 e 25 de janeiro à Comunidade Paiol de Telha, do município de Reserva do Iguaçu.

 

Compartilhe

Veja mais