O Estado que herdamos é um Estado patrimonialista onde o nepotismo e a corrupção correm soltos. Os partidos políticos são em sua maioria fisiológicos e defendem posições fisiológicas e nada ou muito pouco fazem para mudar esta situação. Os governos sempre foram os “governos da hora”.

Para atingirmos o Estado necessário será preciso combater esses velhos vícios já tão enraizados na vida política e social deste país. Será necessária uma ruptura total com esse velho modelo e que em certa medida já vinha sendo ensaiado nos 13 anos de governos de esquerda, que parecia vinha pensando o país no longo prazo e que em março de 2016 foi interrompido de forma violenta, pois a constituição e o estado democrático de direito foram e estão sendo violados com as bênçãos do Supremo Tribunal Federal – STF. Direitos estão sendo subtraídos e grandes conquistas estão sendo abandonadas. Estamos assistindo ao Brasil sendo espoliado – vendido a preço de banana –  Tudo ao gosto do “consenso de Washington”. É terra arrasada.

O grande problema deste país sempre foi a descontinuidade. Poucas vezes nós o pensamos como nação e o planejamos como nação.

As elites do Brasil, e, nela incluo a mim e a todos que transitam nas universidades Brasil afora, sempre estiveram de olho na Europa e no nosso grande irmão do norte e de costas para o seu país. De frente para o primeiro mundo, avistam suas belezas e conquistas, mas de costas para o Brasil, tudo o que podem fazer é excretar n’Ele.

Não pensemos que as esquerdas não tiveram culpa nesse processo. Pensar que tudo se resolveria na justiça, acabou nos levando ao caos que aí está. Não queremos uma direita totalmente entreguista e sem nenhuma estratégia de governo, mas, também não queremos uma esquerda tão dócil, boazinha e amestrada.

No atual passo em que se encontra a democracia brasileira a meu ver, fica difícil se pensar estrategicamente o país. Vamos arrumar a casa primeiro. Com a palavra o STF.

Francisco Deodoro Sens
Graduado em Administração Pública e Pós graduando em Gestão Pública em Saúde

 

Compartilhe

Veja mais