País conhecido pelas esfinges, pirâmides e faraós, o Egito volta a disputar uma Copa do Mundo após 28 anos. Esta será a terceira participação da seleção heptacampeã da Copa Africana de Nações, que só jogou as edições de 1934 e 1990, curiosamente ambas na Itália. Os egípcios tiveram o melhor desempenho na primeira participação, quando terminaram o Mundial em 13º lugar, após caírem nas oitavas de final.

Agora, a seleção do Egito chega com moral na Copa da Rússia. A seleção foi bem nas Eliminatórias da África, terminando na primeira posição. Ao todo, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, na chave que contava ainda com Uganda, Gana e Congo. Foram oitos gols marcados e quatro sofridos, com aproveitamento de 72%.

Além dos adversário dentro de campo, os egípcios terão um desafio a mais fora dele por questões religiosas. Começou nesta semana o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, que ficam em jejum do amanhecer até o pôr do sol. Isso pode comprometer, inclusive, a preparação para o torneio, já a delegação segue a religião islâmica. O período só termina no dia 14 de junho, data em que o torneio começa. Por conta do jejum, as refeições são servidas antes do nascer do sol, chamada suhoor, e depois do pôr do sol, chamada iftar. Dependendo da região, as refeições podem ser consumidas em família ou com membros da comunidade local.

Mesmo com esse jejum, os torcedores e a imprensa local acreditam que o Egito pode brigar, ao menos, pelo segundo lugar no grupo A do Mundial, que tem Rússia, Uruguai e Arábia Saudita. Comandados pelo técnico argentino Héctor Cúper, os egípcios apostam suas fichas em jogadores experientes como Ramadan Sobhi, Mohammed Elneny e Sam Morsy, que atuam em uma das principais ligas europeias: o campeonato inglês.

Elneny, meio-campo do Arsenal, aparece entre os 29 pre-convocados, mas ainda é presença incerta na Copa porque se recupera de lesão. E a convocação final de Cúper pode quebrar um recorde. Isso porque o goleiro Essam El Hadary está entre os pré-selecionados, e se não for cortado, será o jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo, com 45 anos.

A esperança egípcia também joga na terra da Rainha, onde principal jogador da seleção começou a brilhar. Com 25 anos, Mohamed Salah carrega a fé de seu povo e é unanimidade entre os torcedores. Não à toa recebeu o apelido de Rei do Egito. Muçulmano, o atacante revelado pelo Al-Mokawloon, Salah já tem experiência pela Europa. Começou sua trajetória no velho continente pela equipe do Basel, da Suíça. Suas atuações chamaram a atenção do Chelsea, gigante inglês. Mas pelo clube londrino Salah não rendeu o que se esperava, sendo emprestado para Fiorentina e Roma, ambos times italianos. Na capital dos gladiadores, Salah reencontrou seu bom futebol. Foram 34 gols em 83 jogos.

No ano passado, o “Faraó” chegou ao Liverpool. E foi jogando por música que atingiu seu ápice e conquistou os torcedores da cidade que lançou os Beatles. Principal jogador na temporada, Salah já marcou 44 gols em 51 jogos. Os Reds terminaram o campeonato inglês em quarto lugar e ainda disputam a final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid. Na seleção, Salah tem 33 bolas na rede em 57 jogos.

E para quem não sabe, Salah já marcou um gol contra a seleção brasileira, em confronto nas Olimpíadas de Londres, em 2012. A partida marcou a estreia das duas equipes na competição. O Brasil venceu por três a dois, com gols de Neymar, Rafael e Damião.

Apesar da ótima fase, uma rusga às vésperas da Copa preocupa os torcedores. Salah e o empresário se desentenderam com a federação local por conta do uso de uma foto do atacante no avião que será usado pela delegação. Segundo o representante do jogador, o problema está no uso da imagem sem autorização, já que Salah é patrocinado por uma companhia telefônica e a federação por uma concorrente.

O Egito não tem um time tão qualificado quanto o Uruguai, favorito para avançar em 1º no grupo A. Mas chega em um bom momento para a disputa do principal torneio de seleções do mundo, com seu principal jogador na melhor fase da carreira. A equipe egípcia não terá vida fácil no grupo, mas tem qualidade para avançar para as oitavas de final. O primeiro compromisso do Egito será no dia 15 de junho contra o Uruguai. Coincidência ou não, data do aniversário de Salah, que completa 26 anos.

Fonte: Agência do Rádio Mais

 

Compartilhe

Veja mais