Grupo de Dança Integração participou de seletiva regional da Mostra Paranaense de Dança 2016 e foi classificado para a etapa final, que será em Curitiba, no Teatro Guaíra, de 1º a 3 de julho

Alunos do Peti e do Fortalecer, que integram o Grupo de Dança Integração, no último sábado, 21 de maio, participaram na cidade de Pato Branco da seletiva regional da Mostra Paranaense de Dança 2016 e foram classificados para a etapa final, que será em Curitiba, no Teatro Guaíra, de 1º a 3 de julho.

Para Pato Branco seguiram três grupos pinhãoenses: o Balé Municipal Na Pontinha dos Pés, o Grupo de Dança Passo Livre, da Escola Municipal Professora Eroni Santos Ferreira e o Grupo de Dança Integração. As apresentações foram no Teatro Municipal Naura Rigon, no Centro Cultural Sesi Pato Branco.  Mais de 70 grupos estavam na cidade e apenas 15 foram classificados para a final em Curitiba, entre eles o Pinhão.

A boa notícia chegou no início da semana, deixando professores, alunos e pais orgulhosos. Agora o Grupo de Dança Integração possui um mês para ensaiar ainda mais e fazer bonito na capital e disputar o troféu e o prêmio com os 60 melhores do Paraná.

Os pinhãoenses estão na modalidade ‘estilo livre’ com o xote afigurado ‘Baile na Serra’. São sete casais, um total de 14 integrantes. “No dia que apresentamos, tinha 37 grupos, mas no domingo tinha mais”, conta o professor Jean José Soares, que ficou muito emocionado com a notícia da classificação. “Na primeira apresentação já se classificar para um etapa final é muito bom. Valeu todo o esforço e a dedicação. Receber as ligações dos pais contando da alegria dos filhos e contando  como a dança está fazendo a diferença em suas vidas. Além de podermos mostrar a cultura de Pinhão, porque não é apenas uma simples dança, ali estão as nossas raízes”, observa.

Pag. 12 - Mostra de Dança 2

Grupo de Dança Passo Livre, da Escola Municipal Professora Eroni Santos Ferreira (Foto: Divulgação/PMP)

Pag. 12 - Mostra de Dança 3

Balé Municipal Na Pontinha dos Pés (Foto: Divulgação/PMP)

ALUNOS

Integram o Grupo de Dança Integração alunos dos dois horários do Peti e do Fortalecer, manhã e tarde. Os que tinham mais afinidade com a dança foram se destacando e foram selecionados. “Tem que gostar do que faz, ter vontade de dançar. Dos 60 alunos das turma fomos selecionando os que  integram o grupo”, explica o professor Jean.

Os ensaios são todas as terças e sábados. “O reconhecimento é pelo talento de cada um”, observa Raquel de Fátima Correa, coordenadora do Peti.

O Grupo de Dança Integração agradece as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação e Cultura. “Foram muitas pessoas que nos ajudaram e incentivaram”, completa.

MOSTRA

A Mostra Paranaense de Dança é um festival produzido pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), que pretende reunir anualmente trabalhos de escolas, academias e grupos das mais variadas faixas etárias e estilos de dança do Estado do Paraná e de Estados vizinhos em Mostras Seletivas e em uma grande Mostra Final na cidade de Curitiba. Além da apresentação dos grupos, conta com espetáculos de companhias e bailarinos profissionais e oficinas de aprimoramento artístico e técnico.

Tem como objetivos a divulgação, incentivo e fomento da dança realizada no Paraná e Estados vizinhos, a interação entre profissionais e estudantes, a formação de plateia, a divulgação e valorização da profissão de bailarino, o estímulo à criatividade coletiva e individual, a circulação de bens culturais e a transposição de fronteiras culturais.

Na sua nona edição, a Mostra realiza seletivas nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Campo Mourão e Marialva e conta com a participação de 2.000 artistas inscritos, a realização de 40 oficinas e a participação de companhias e bailarinos profissionais convidados como o Balé Teatro Guaíra e os solistas premiados no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart.

 

Compartilhe

Veja mais