Num contexto marcado pela soberba, onde, para muitos, a humildade deixou de ser uma virtude, e passou a ser sinal de fraqueza, ou ainda, artificio de manipulação, como é difícil as pessoas reconhecerem suas falhas, admitirem seus erros. Isso começa pela nossa justiça, cheia de apelações e mais apelações, mesmo quando fica provado que o réu é culpado.

Há uma cultura do “tudo certo”, onde muitos ignoram as falhas, vivendo assim vidas, sem uma séria reflexão sobre o que vale a pena e o que não vale pena, sobre o que é certo ou errado.  Outra questão muito séria, é a tal da desculpa para fazer o que é errado. Na cultura da vitimização, há uma dificuldade enorme para as pessoas reconhecerem seus erros. Percebe-se que a culpa recai sobre a situação, sobre os pais, sobre a “falta de oportunidade” e outros. O que hoje se vê, é uma dificuldade enorme das pessoas “caírem em si”, e uma facilidade para “cair nos outros”. Reconhecer as falhas, ajuda no amadurecimento, ajuda a tratar de questões que precisam ser restauradas e melhoradas.

Precisamos a cada dia não simplesmente reconhecer nossos erros e sim ter atitudes de mudança, precisamos lutar contra nós mesmos para dizer não aquilo que precisamos dizer não. Não existe um ser humano infalível, mas isso não é desculpa para fazer o que é errado. Existe o caminho do arrependimento, que leva a mudanças significativas. Não podemos confundir arrependimento com remorso, o remorso leva a pessoa a sentir-se triste pelo que fez, apenas isso, logo faz de novo e de novo.

Neste processo de reconhecer as falhas e melhorar a cada dia, precisamos buscar Aquele que não simplesmente perdoa nossas falhas, mas nos ajuda a lutarmos contra o errado = DEUS. Existe uma oração nos salmos que deve fazer parte do nosso viver: “Sonda-me ó Deus, e conhece os meus pensamentos; Vê se há em mim algum caminho mau e guia me pelo caminho Eterno ” (Salmo 139.24).

Para que vivamos uma vida maiúscula, cheia de vida, precisamos admitir nossos erros, por menores que sejam e assim com a ajuda do ETERNO DEUS, vencer as tentações e andarmos pelo melhor caminho.

Rev Sandropastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão

 

Compartilhe

Veja mais