Quantas vezes você já ouviu a pergunta, “como vão as coisas? ” Quantas vezes você respondeu, “vão indo”. É interessante observar que para muitos, a vida “vai indo”, ou seja vão vivendo, fazendo um monte de coisas sem parar para refletir sobre a vida, sobre as escolhas, sobre a rota que tem seguido. Sócrates disse que “uma vida irrefletida, não vale a pena ser vivida”. De fato, é perigoso viver num ativismo louco, ou ainda viver perdendo tempo demais com coisas fúteis. Vemos um grande número de pessoas com síndrome de Burnout, esgotamento devido ao excesso de trabalho, estresse e outros.

Precisamos tirar a vida do piloto automático e repensar nossa caminhada, nossas motivações, nossas escolhas, nossos projetos e tudo mais. E isso devemos fazer sempre para ver se estamos no caminho certo, se estamos aproveitando de fato a vida. O apóstolo Paulo disse, nas Escrituras, com respeito a sua vida “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar” (1 Coríntios 9.26). Corremos o risco de correr muito e chegar a lugar nenhum, ou ainda lutar e lutar, se cansar e chegar a conclusão de que não valeu a pena.

Tem certas batalhas que não valem a pena lutar, mas se não tivermos uma base forte, reflexão sadia sobre nossas escolhas corremos o risco de correr atrás do vento e achar que estamos correndo atrás de algo que compensa. Precisamos do equilíbrio, da sobriedade, da prudência e ao mesmo tempo da ousadia, para vivermos uma VIDA MAIÚSCULA, que valha a pena. Que ao olhar pelo retrovisor possamos descansar sabendo que fizemos as escolhas certas. Infelizmente, muitos jovens considerando que tem muita história para se viver, fazem escolhas loucas vivendo vidas loucas sem considerar o amanhã, e não ouvem os conselhos daqueles que já chegaram numa certa idade e percebem que tem muito mais histórias para contar do que viver, e no final das contas o que conta é que a vida passa rápido.

Não podemos simplesmente viver loucamente achando que temos muito tempo pela frente, pois as escolhas que fazemos hoje trazem consequências para a nossa história como um todo. Jesus disse “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (João 10.10). Jesus é uma base segura para nos ajudar a viver bem. A Palavra de Deus é o GPS infalível que nos orienta, reorienta, impacta, tudo isso para que possamos viver uma refletida, e não simplesmente uma vida  “vão indo”. Que Deus te ajude e que você leitor, lembre-se Dele no decorrer da caminhada, a assim viva a vida intensamente.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão

 

Compartilhe

Veja mais