PRF  flagrou 13 mil infrações no estado; mortes em colisões frontais e atropelamentos durante o dia caíram de 13 para sete

O primeiro mês de vigência da obrigatoriedade de uso do farol baixo durante o dia nas rodovias federais do Paraná terminou com quase 13 mil motoristas autuados e 46% menos mortes em colisões frontais e atropelamentos. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Entre os dias 8 de julho e 8 de agosto, os agentes da PRF flagraram 12.976 motoristas transitando sem utilizar o farol baixo no estado, uma média pouco superior a 400 autuações ao dia. O número de flagrantes no Paraná foi inferior apenas ao verificado em Goiás, onde a PRF emitiu 14.683 autuações.

No mesmo período, o número de mortes registradas em atropelamentos durante o dia no Paraná caiu pela metade em relação a igual período do ano passado –de quatro para duas. E o total de mortes em colisões frontais nos trechos de pista simples, também durante o período diurno, passou de nove para cinco, uma queda de 44,4%.

Somadas, as mortes provocadas por esses dois tipos de acidentes, que podem ser evitados com o uso do farol baixo, caíram 46,1%, de 13 para sete nas rodovias federais paranaenses.

Vantagens do farol ligado

Mesmo antes da exigência legal, a PRF já vinha recomendando há alguns anos o uso do farol baixo em rodovias, entre outros motivos porque, com as luzes ligadas, há melhores condições de visibilidade.

Com o farol baixo ligado, é mais fácil aos demais condutores, pedestres ou ciclistas visualizarem um veículo. Isso é importante, por exemplo, em manobras de ultrapassagem em rodovias de pista simples.

A mudança tende a reduzir casos de acidentes provocados por desatenção, distração ou erro de avaliação. Mesmo com a visão periférica, o motorista consegue perceber com mais facilidade a presença de um veículo quando ele transita com os faróis ligados.

Os faróis de circulação diurna (DRL, na sigla em inglês), que se acendem automaticamente quando o carro está ligado e geralmente são produzidos com LEDs, cumprem a função exigida pela nova lei.

O farol baixo geralmente é acionado no segundo clique da chave seletora de iluminação dos veículos. O primeiro clique é a luz de posição ou lanterna, que não é suficiente para atender à determinação legal.

Fonte: PRF

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