O governador Beto Richa deu posse nesta terça-feira (13) aos novos secretários das pastas do Planejamento e Coordenação Geral, Administração e Previdência, Assuntos Estratégicos e ao chefe da Casa Militar do Governo do Estado, além do presidente da Companhia Paranaenses de Gás (Compagas).

O advogado Juraci Barbosa Sobrinho, que era diretor-presidente da Fomento Paraná, assumiu a Secretaria do Planejamento; Fernando Ghignone deixou a presidência da Compagas e foi para a Secretaria da Administração; o ex-prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, tomou posse na Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos. O coronel Élio de Oliveira Manoel, que era chefe de Segurança Militar da Assembleia Legislativa do Paraná, assume a Casa Militar. Jonel Iurk, até então diretor de Desenvolvimento e Negócios da Copel, assume a presidência da Compagas.

Richa disse que o bom desempenho do governo depende do trabalho em equipe.  “O sucesso da nossa administração passa obrigatoriamente pelo bom desempenho de cada um dos membros que compõem nossa equipe”, disse. Ele também relatou que mudanças fazem parte de qualquer governo e reconheceu o bom trabalho desempenhado pelos antigos ocupantes dos cargos. “Eles cumpriram seus papéis de forma exemplar”, afirmou.

O secretário Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, fez questão de enaltecer as novas escolhas e elogiou o trabalho dos antecessores. “Os secretários que se despedem desenvolveram um excelente trabalho. Essa nova equipe virá para contribuir com o desenvolvimento do Paraná”, afirmou.

NOVOS SECRETÁRIOS – O novo secretário de Planejamento, Juraci Barbosa, afirmou estar preparado para assumir a pasta e confia no diálogo para dar sequência aos trabalhos. “Pretendo desenvolver uma relação um pouco mais próxima ao empreendedor e ao empresário paranaense. Temos uma boa equipe e faremos cumprir com os desígnios do governador com a população paranaense. Deixo a Fomento Paraná com o sentimento de dever cumprido”, diz.

Fernando Ghignone, que assume a Secretaria da Administração, fez questão de enaltecer a sua antecessora e falou sobre a importância de estar à frente da pasta. “A Secretaria de Administração proporciona uma transversalidade muito grande ao governo. Ela interage com todos os setores. Acredito que o meu estilo de diálogo e planejamento conjunto será útil nesse momento. Estamos aí para dar sequência ao bom governo que tem sido realizado no Paraná”, disse.

Para o coronel Élio de Oliveira Manoel, da Casa Militar, os investimentos feitos na pasta dão tranquilidade para o trabalho que será realizado futuramente. “Os desafios são muitos. A Casa Militar é a responsável pela Defesa Civil no Paraná e a natureza tem ajudado muito nessas atividades. A área recebeu um grande investimento e estamos muito mais preparados do que anteriormente”, comentou.

O ex-prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, tomou posse na Secretaria para Assuntos Estratégicos e afirmou que seu desafio será o de dar um novo ritmo à conclusão das obras no Estado. “O governador quer mais velocidade nos projetos e daremos o ritmo necessário para entregar o mais rápido possível qualquer obra que esteja em andamento”, garantiu.

Confira a biografias dos novos secretários

Juraci Barbosa – Além de diretor da Fomento Paraná entre 2011 e 2017, Barbosa foi diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A (2008-2011), diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – Curitiba S.A (2005-2008) e presidente do Instituto Teotônio Vilela.

Fernando Ghignone – Formado em Administração de Empresas, Ghignone, de presidente da Compagas, foi também secretário de Estado da Cultura, Esporte e Turismo em 1983; secretário da Comunicação Social de Curitiba em 2005; presidente da Sanepar (2011-2015) e ocupou outras funções no Governo Estadual.

Edgar Bueno – Empresário, Bueno foi prefeito de Cascavel por três vezes, secretário especial da Prefeitura de Foz do Iguaçu e deputado estadual eleito em 1994 e reeleito em 1988. Quando prefeito, também presidiu a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Hélio de Oliveira Manoel – Graduado no curso de Formação de Oficiais, Manoel ingressou na Polícia Militar em 1986. Além de atuar na ALEP, exerceu também inúmeras funções em unidades da Polícia Militar do Paraná, como 13º BPM em Curitiba, Batalhão de Polícia Rodoviária e Batalhão de Patrulha Escolar – Seção de Justiça e Disciplina.

Jonel Iurk – Engenheiro civil, além de diretor de Desenvolvimento e Negócios da Copel, foi também presidente do Conselho de Administração da Copel Telecomunicações S.A (2015-2016), presidente do Conselho de Administração da Copel Renováveis S.A. (2015-2016) e diretor de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da Copel (2012-2013).

Fonte:Agência de Noticias do Paraná

Compartilhe

Veja mais