Depois de ficar inacessível por mais de 25 dias, voltou com novo visual

O Fatos OnLine finalmente voltou ao ar e retornou de cara nova. O portal de notícias ficou inacessível por mais de 25 dias devido a um ataque hacker.

O diretor e proprietário do Fatos OnLine, Naor Coelho, contou que o último ataque e o que causou maiores danos foi dia 24 de abril. Segundo informações de técnicos de um site de hospedagem, ele foi feito por um hacker da Síria.

“Tivemos que mudar a empresa de hospedagem duas vezes para aumentar a segurança e com um acompanhamento diário. Os prejuízos foram muitos, além do financeiro, onde tivemos que refazer todo o site, começando do zero, o maior foi a perda de mais de sete anos de arquivos que estavam à disposição dos internautas para consultas. Outro prejuízo foi ficar fora do ar por mais de 25 dias”, avaliou.

Agora quem cuida do site pinhãoense é a empresa de Curitiba, Star Marketing. De acordo com o assessor técnico, Alessandro Silveira, o ataque de um hacker depende de uma motivação. “É pelo desafio que tiram do ar um site. O Fatos OnLine não tinha uma segurança necessária para escapar da invasão”.

Desde o dia 21 de junho, o Fatos OnLine tem novo formato. Foram tomados alguns cuidados, como backup semanal para armazenar as notícias e um sistema de encriptação, visando ataques. “Quanto mais segurança melhor. O site não tinha muita segurança, por isso conseguiu fazer aquele estrago, agora ficará bem mais difícil”, garantiu.

NOVO VISUAL

Além da segurança com o novo formato, o Fatos OnLine também conta com um novo visual. Segundo o assessor técnico, a plataforma WordPress é uma das melhores para trabalhar com jornal. “Ela é bem intuitiva e dinâmica. O designer surpreende as pessoas, conseguem achar tudo que querem com tranquilidade, sem aquele amontoado de coisas”.

A plataforma moderna possibilita oferecer mais opções para quem está acessando. Além de uma comunicação melhor com a redação, oferece uma série de funcionalidades, organização e uma busca mais eficiente. “A parte visual, de estrutura, comunicação e também a facilidade de encontrar. É uma modernização no mecanismo de busca. Quem está procurando notícias da região através do Google consegue achar devido à plataforma ser organizada. Algumas mais antigas não são indexadas. Se alguém no Japão procurar alguma notícia da região de Pinhão e Reserva do Iguaçu, o Google irá mostrar”.

FUNCIONALIDADES

Oferece ao internauta uma série de funcionalidades. A divisão por categorias de notícias, a previsão do tempo atualizada online. Além do newsletter, quando a pessoa deixa o e-mail e recebe as notícias pelo correio eletrônico, tem os espaços para as publicidades, gerando uma cadeia de anúncios na parte comercial.

Uma parte importante é que as notícias são replicadas nas redes sociais automaticamente. “É uma forma a mais de acessar as informações sem precisar entrar no site”, completou Alessandro Silveira.

Compartilhe

Veja mais