Os candidatos da coligação Unidos Pela Renovação receberam a maioria dos votos dos pinhãoenses: 7.462, ou seja, 40%

Com foco no seu objetivo, depois de quatro eleições e 12 anos de persistência, o petista Odir Antonio Gotardo conseguiu chegar ao posto de prefeito de Pinhão. A maioria da população foi até as urnas e o escolheu para junto do seu vice, Beraldo Nunes do Amaral,(PMDB) administrar o município nos próximos quatro anos.

Foi eleito com 7.462 votos, ou seja, 40,01% dos votos válidos. Em segundo lugar, com 6.391 votos (34,27%), ficou o atual prefeito Dirceu de Oliveira (PSD) que buscava a reeleição. José Francisco da Rocha Loures (PP), o Juca, ficou em terceiro lugar com 4.491 (24,08%) e Francisco da Silva Lima (PEN), o professor Chiquinho, obteve 304 votos, 1,65% dos votos válidos.

Odir, acompanhado do vice Beraldo e do vereador do PT, Denilson de Oliveira, que foi o coordenador da campanha, foi recebido pelos diretores do FATOS DO IGUAÇU, Nara e Naor Coelho para um café da manhã na redação do jornal  e  concedeu entrevista  e falou da caminhada até a vitória, dos objetivos, projetos e desafios.

Iniciou agradecendo ao FATOS DO IGUAÇU pela iniciativa de colocar a eleição municipal no centro da atenção, “Penso que uma eleição municipal não é qualquer acontecimento, é um acontecimento importante, pois tem repercussão muito intensa na vida das pessoas, quero reconhecer publicamente a importância e a forma que o FATOS se posicionou dando  um amplo espaço para a campanha, colocando ela no centro das suas noticias e isso é uma coisa muito bacana.”

Odir contou que foi persistente porque acreditava no que estava falando e percebia que a cada eleição as pessoas iam assimilando e acreditando no que ele propunha, mas que está consciente que mesmo tendo saído vitorioso,  muitas pessoas ainda não entendem o que estão propondo. “Compreendo que muitos ainda não conseguem entender o que estamos propondo, só mudarão seu ponto de vista quando começarmos a executar o plano de governo. O que estamos propondo é uma quebra de paradigma e levanta muita incerteza. O que tivemos nos últimos anos foram administrações que foram se repetindo na forma de gerenciar e agora trazemos um porvir. E esse porvir foi o que nos moveu e fez com que acreditássemos e chegássemos na vitória. E só vai ficar mais evidente no momento que formos implantando”.

Falando em porvir, de mudança, de uma maneira nova de administrar, o candidato eleito frisa que o resultado da campanha foi positivo porque estava muito bem assessorado, cada um da sua equipe cumpriu sua tarefa. “Cuidei de fazer campanha e não precisei me preocupar com organização, porque tínhamos tarefas definidas e distribuídas e cada um deu conta da sua tarefa. Então, esse jeito novo de governar é ter as pessoas certas nos lugares certos. E na Prefeitura terei um leque de opções para montar a equipe muito mais amplo que eu tinha na campanha. E a responsabilidade de quem estará comigo é de não repetir os erros das outras administrações. Não é para fazer uma crítica e, sim, de aprender com os erros”.

Falando em equipe, Odir afirma que ela será composta por pessoas com qualificação técnica e pinhãoenses. “Se já estamos no vestiário, para entrar em campo temos que montar o time, então já estamos conversando e algumas coisas estão alinhadas, mas o critério é o que afirmamos na campanha, que é a qualificação técnica e pelo conhecimento de cada espaço ocupado. E todos de Pinhão, não vamos importar ninguém. Não vou definir sozinho, ainda vamos dialogar com os partidos aliados e com outras forças representativas”.

Ficou evidenciado que a dupla mais harmoniosa da campanha era a do Odir e do Beraldo. Sobre essa observação, o petista diz que dividiu com o seu vice responsabilidades em todos os momentos. “Me senti muito à vontade quando a companha cresceu e tinha na agenda atividades concomitantes e eu atendia uma e ele outra, tendo a segurança que o que estava sendo dito em uma reunião estava sendo repetida na outra. Foi a cumplicidade de ideias que fortaleceu a nossa relação ao ponto de se tornar tão estreita como é hoje. Criamos um ambiente muito favorável, um ambiente que se construiu na confiança e é esse ambiente que vamos levar para dentro da Prefeitura. O Beraldo é uma pessoa que vai ser extremamente importante na nossa administração, irá cuidar direitinho da nossa saúde, que é um dos grandes problemas identificados no município”.

Sobre o sentimento de vitória, das emoções que afloram, o próximo prefeito de Pinhão fala que é importante celebrar e comemorar, mas agora o momento é de deixar a emoção de lado e dar espaço para a razão. “Com a razão vamos montar a equipe e pensar na transição. Não temos mais tempo para perder e será o nosso catecismo. Vamos para dentro da Prefeitura com o que for possível, encaminhado para otimizar o tempo e cumprir o que foi dito na campanha. O processo de transição é a nossa preocupação no momento e já, na sequencia, um planejamento mais detalhado das ações. Não sabemos como vai estar o caixa da Prefeitura dia 1º de janeiro para começarmos a administração, teremos folha de pagamento, compromissos com fornecedores, então, teremos que fazer um levantamento de tudo para começar. A campanha passou e agora teremos que aplicar a nossa filosofia”.

Dos treze vereadores que foram eleitos para o legislativo, apenas três são da base do seu governo, mas Odir afirmou estar tranqüilo sobre isso, “Não temos a maioria na Câmara, mas não vejo problema nisso, vamos construir com muito respeito e tranqüilidade  a nossa relação com a Câmara, já que a nossa base será o diálogo com o legislativo e com a comunidade.”

Odir encerrou seu último comício entregando a campanha na mão dos eleitores, pedindo para que cada um plantasse a sementinha. E a resposta do seu pedido veio nas urnas com a vitória. Agora quer agradecer o apoio que veio de várias formas, segundo ele, através dos votos, dos cabos eleitorais, das orações. “Várias formas de contribuição que nos fez mais comprometidos com o tempo novo de Pinhão. Eles fizeram sua parte até aqui, que foi plantar a sementinha, agora cabe a nós permitir que essa semente germine, cresça e frutifique. Quem apostou em nós não tinha somente o objetivo de fazer mais votos e, sim, de fazer uma administração diferente. Só peço paciência, que a semente tem suas fases. Em janeiro já vemos o broto, o fruto talvez demore um pouquinho mais, mas vamos ver ele crescendo vigoroso. Esse é nosso compromisso com as pessoas que depositaram a confiança e a esperança em nós”.

Compartilhe

Veja mais