Com a convocação final da delegação anunciada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nesta terça-feira (19), a contagem dos bolsistas do Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016) que estarão presentes nos Jogos do Rio também foi concluída. São 33 participantes do programa classificados e convocados para a Olimpíada e Paralimpíada, além de outros quatro como reservas.

Em 2012, ano da segunda edição do programa e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, o TOP 2016 teve seis bolsistas competindo (quatro atletas e dois técnicos). Hoje, com 37 bolsistas – 33 que efetivamente estarão no Rio de Janeiro e quatro serão reservas – o programa ultrapassa em seis vezes o número alcançado na disputa anterior.

O governador Beto Richa celebrou o resultado do programa criado em sua gestão. “Ter seis vezes mais atletas, paratletas e técnicos nos jogos é muito representativo. É um número sensacional de talentos, o que nos deixa felizes, na certeza de estarmos no caminho certo”, disse o governador.

Márcia Menezes, primeira medalhista do País em um campeonato mundial de halterofilismo, disputará a Paralimpíada. “Quando o Comitê Paralímpico me convidou para treinar em Itu, sede da Seleção Brasileira de Halterofilismo, eu aceitei desde que continuasse representando o Paraná”, ressalta Márcia, que é bolsista do TOP desde 2013. “Nesta época, eu ainda estava em Londrina e foi uma ajuda grande. Eu tinha acabado de sair do meu emprego, estava sem renda e o TOP entrou na minha vida em um momento essencial”, conta ela.

O GOVERNADOR BETO RICHA DURANTE ENCONTRO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA TALENTO OLÍMPICO QUE ESTARÃO REPRESENTANDO O PARANÁ E O BRASIL NOS JOGOS RIO 2016

O GOVERNADOR BETO RICHA DURANTE ENCONTRO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA TALENTO OLÍMPICO QUE ESTARÃO REPRESENTANDO O PARANÁ E O BRASIL NOS JOGOS RIO 2016

O secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, destaca que os atletas convocados servirão de exemplo para os demais bolsistas do TOP. “Essa delegação de paranaenses será referência para todos os demais 1.600 bolsistas que, com o apoio do Governo do Estado, representam o nosso futuro no esporte”, diz ele. “O Talento Olímpico está dentro das escolas, no esporte de base e também no alto rendimento, ajudando a mudar a realidade do esporte dentro do nosso Estado.”

Bolsista desde a criação do programa, a esgrimista Amanda Simeão planejou sua carreira para chegar aos Jogos do Rio. “Consegui representar bem o TOP, estou trazendo resultados bons para o Brasil e consegui a minha tão sonhada vaga para a Olimpíada”, comemora Amanda.

A Copel é a patrocinadora exclusiva do TOP 2016 no ano olímpico. “Nossa companhia foi eleita a melhor distribuidora de energia do Brasil e os atletas TOP são a melhor energia do Paraná. Juntos, vamos orgulhar o Estado no Rio 2016”, diz o diretor de Marketing da Copel, Paulo Krauss.

DELEGAÇÃO

Dos 33 classificados, 16 disputarão a Olimpíada e 17 a Paralimpíada

São 21 homens e 12 mulheres

Dos quatro reservas, são dois homens e duas mulheres

19 modalidades diferentes tiveram bolsistas convocados;

Dos 33 convocados, dois são técnicos

BOLSISTAS DO TOP 2016 CLASSIFICADOS PARA OS JOGOS RIO 2016:

OLIMPÍADA (5 a 21 de agosto)

Ágatha Bednarczuk – vôlei de praia

Alexandre Camargo – esgrima

Amanda Simeão – esgrima

Ana Paula Vergutz – canoagem de velocidade

Ana Sátila – canoagem slalom

Athos Schwantes – esgrima

Cássio Rippel – tiro esportivo

Felipe Borges – canoagem slalom

Gustavo Aubuquerque – rugby

Haline Scatrut – rugby

Lorrane Oliveira – ginástica artística

Morgana Gmach – ginástica rítmica

Roberto Maehler – canoagem de velocidade

Tábata Vitorino de Carvalho – atletismo

Teliana Pereira – tênis

Vagner Souta – canoagem de velocidade

PARALIMPÍADA (7 a 18 de setembro)

Anderson Kaiss – rugby em cadeira de rodas

Anderson Silva – vôlei sentado

Beatriz Borges Carneiro – natação

Carlos Garletti – tiro esportivo

Carlos Jacó – vôlei sentado

Claudiomiro Segatto – tênis de mesa

Daniel Jorge – vôlei sentado

Darlan Ciesielski – técnico da bocha paralímpica

Edevaldo Pereira – atletismo

James Walter Lowry Neto – técnico do tiro esportivo paralímpico

Márcia Menezes – halterofilismo

Marcelo Santos – bocha paralímpica

Mari Santilli – canoagem de velocidade

Rafael Hoffmann – rugby em cadeira de rodas

Rodrigo Massarutt – esgrima em cadeira de rodas

Sandro Colaço – esgrima em cadeira de rodas

Welder Knaf – tênis de mesa

RESERVAS

Bruno Fontes – vela

Carolyne Pedro – ginástica artística

João Miguel Neto – taekwondo

Talisca Reis – taekwondo

Fonte: Agência de Noticias do Paraná

Compartilhe

Veja mais