Agora ficou mais fácil comprovar endereço no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Um modelo de declaração de residência vai substituir a conta de agua, luz ou telefone para os casos em que os documentos estejam em nome de terceiros, como quem mora de aluguel e não conseguiu a transferência das contas ou vive com amigos, namorados e parentes, por exemplo.

“Era um problema comum, que prejudicava os processos abertos por motoristas ou proprietários de veículo nestas situações. Temos casos relatados de moradores da área rural, casais que não têm relação formalizada, mas vivem juntos, funcionários que moram em imóveis pagos por empresas. A intenção é facilitar a vida destas pessoas e permitir que realizem os serviços que precisam”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Para garantir a segurança dos processos, o modelo de declaração de residência deve, obrigatoriamente, conter a assinatura do interessado com firma reconhecida por verdadeira em cartório, mesmo nos serviços realizados pelos despachantes credenciados ao Departamento. A única exceção é quando a declaração for assinada na presença de um servidor do Detran, o qual deverá confirmar se a assinatura é verdadeira.

“A responsabilidade pela declaração é do cidadão e lembramos que cometer falsidade é crime”, reforça Traad.

Quem trabalha com o atendimento ao público, apoia a novidade. “Com certeza é uma ação muito positiva para o cidadão paranaense. Essa nova possibilidade facilita a vida daqueles usuários que tinham problemas frequentes na comprovação de seus endereços”, destaca o presidente do Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná, Everton Calamucci.

Com Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Veja mais