Ídolo do Flamengo é o grande responsável pelo avanço do futebol na terra do sol nascente

Por Paulo Henrique Gomes

A evolução do futebol japonês está diretamente ligada a Zico. O jogador, que estava aposentado desde 1989, voltou aos campos em 1991, no Japão. Por lá seguiu até 1994, quando optou por encerrar a carreira por falta de condições físicas. Fez história dentro das quatro linhas, mas também colocou gravou seu nome no coração dos japoneses fora dos campos. O camisa 10 da Gávea é o grande responsável pela evolução e pelo profissionalismo da modalidade no país asiático.

O ídolo rubro-negro assumiu o comando da seleção em junho de 2002, permanecendo até a Copa de 2006. Nesse período, disputou duas Copas das Confederações e se sagrou campeão da Copa da Ásia, tornando a terra do sol do nascente hegemônica no continente.A J. League, liga japonesa de futebol, foi fundada apenas em 1992, após muito tempo de amadorismo no futebol local. A década de 1980 marcou o início da popularização do futebol no país. Além da parte técnica, o esporte também conquistou o seu espaço no cotidiano dos orientais. Após o período de adaptação e de fixação da modalidade no país, os japoneses colheram frutos na década de 1990.

A Copa do Mundo de 1998, na França, marcou a primeira participação japonesa em Mundiais. As melhores participações dos samurais vieram nas edições de 2002, quando o país sediou a Copa juntamente com a Coreia do Sul, e em 2010, na África do Sul. Nessas edições, os japoneses alcançaram as oitavas de final. Nos outros Mundiais que participou, o Japão foi eliminado ainda na fase de grupos. De 1998 a 2014, o Japão disputou 17 jogos em Copas. Foram apenas quatro vitórias, quatro empates e nove derrotas.

A seleção japonesa possui quatro títulos da Copa da Ásia (1992, 2000, 2004 e 2011), principal torneio continental. Essas conquistas deram ao Japão o direito a participar da Copa das Confederações. Foram cinco participações na competição. Eliminados na fase de grupos em 1995, 2003, 2005 e 2013, os japoneses chegaram à semifinal em 2001.

Para se classificar para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, os japoneses ficaram com a primeira colocação no grupo B durante a fase final das Eliminatórias Asiáticas. Na fase anterior, também lideraram sua chave.

A seleção do Japão está no Grupo H da Copa do Mundo de 2018. Os adversários da primeira fase serão Polônia, Senegal e Colômbia. A chave é considerada uma das mais equilibradas.

O destaque dentro de campo é o meia Keisuke Honda, de 31 anos. Autor de sete gols nas eliminatórias, o experiente atleta do Pachuca, do México, disputará sua terceira Copa do Mundo. Honda começou no futebol de seu país, em 2004. Em 2007, se transferiu para a Holanda, onde atuou na segunda divisão local e foi eleito o melhor jogador da temporada 2008/2009. Um ano depois, chegou à Rússia para jogar no CSKA Moscou. Teve ainda passagem discreta pelo Milan, da Itália. Na seleção japonesa, já marcou três gols em Copas do Mundo.

Honda deve ser um dos destaques do Japão durante a CopaA estreia japonesa no Mundial será no dia 19 de junho, contra a Colômbia, às nove da manhã, horário de Brasília. Na segunda rodada, os japoneses enfrentam Senegal e fecham sua participação contra a Polônia, no dia 28.

Fonte: Agência do Rádio Mais

Compartilhe

Veja mais