São Grupos de Apoio e orientação aos pais, jovens e educadores para prevenir o abuso e a dependência do álcool e outras drogas

A professora Maria Ângela Lima, que atua a alguns anos atua na educação e tem visto a cada ano os jovens mais novos se encontrando com a droga, ou mesmo com a depressão e por ter tido uma experiência pessoal marcante, conversando com os professores do Colégio Estadual Santo Antonio,  sentiu que era hora de parar de reclamar e agir.

Ela conheceu o Amor Exigente em Maringá/PR e se encantou com a proposta de trabalho deles. “A proposta é ótima, primeiro, porque eles nos preparam para trabalhar com o jovem e suas dificuldades, segundo, porque a metodologia é muito eficaz”. Bem devagar, a professora já tem vivenciado com seus alunos a proposta do Amor Exigente e visto o seu resultado.

AMOR EXIGENTE

Desde 1984, a ONG Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados através de um programa de auto e mútua ajuda. ”È uma proposta de melhor qualidade de vida para aquelas pessoas que queiram buscar um mundo melhor, ele está aberto a toda e qualquer pessoa da comunidade que queira participar ou ser voluntaria trabalhando conosco”, explicou a vice- coordenadora regional de Maringá, Deise Maria Marins Dias.

É um programa baseado em 12 Princípios Éticos que trabalha com a Espiritualidade Pluralista e a Responsabilidade Social através de reuniões semanais, cursos e palestras por meio de pessoas que se voluntariam para se prepararem e desenvolver o programa.

O Amor Exigente hoje está espalhado por todo o Brasil, são mais de 500 grupos e tem também atuação na Argentina e Uruguai.

O programa trabalha com quatro projetos: Prevenção – Sobriedade – Amor-Exigentinho – voltada para o público infanto-juvenil, e Sempre É Tempo– focado nos adultos da Melhor Idade, que muitas vezes passam pela “síndrome do ninho vazio” ou com o desafio de cuidar dos netos enquanto os pais trabalham e/ou estudam.

EM PINHÃO

Após conhecer a proposta, professora Maria Ângela apresentou aos seus colegas professores e decidiram conhece-la mais de perto e apresentá-la à comunidade pinhãoense. Para isso, ela entrou em contato com a regional de Maringá, que prontamente aceitou o convite para desenvolver o Seminário de Apresentação do Amor Exigente nos dias 13 e 14 de abril, sexta e sábado, na Câmara de Vereadores.

O seminário foi realizado pela vice coordenadora e dois casais que já atuam a algum tempo no Amor Exigente. Durante os dois dias eles explicaram a metodologia do trabalho, esclareceram dúvidas, deixaram claro que qualquer pessoa pode atuar no nele.

Para Maria Ângela, a avaliação do encontro é positiva, “O encontro foi ótimo. Os casais que vieram tem bastante experiência isso tornou o encontro rico, quem veio nos passou que gostou e que as situações que eles apresentam são as que vivenciamos nas escolas e famílias, e nos mostraram que é preciso mudar essa realidade”.

A professora apontou que se está vivendo um momento de muita violência, de depressão entre adultos e jovens, que está muito difícil de trabalhar nas escolas.  Apesar da entrega dezenas de convites e divulgado o seminário na mídia, a presença da população em relação aos convite foi baixa, até mesmo entre os colegas de profissão. ”De negativo, apenas as pessoas não terem comparecido, nem que fosse só por curiosidade”.

PARA PARTICIPAR

Um grupo de voluntários já esta sendo montando para trabalhar com o Amor Exigente, Maria Ângela entrou em contato com a Alexandra Batista Sobrinho, presidente da regional de Maringá e ele vai disponibilizar o material para começar os estudos dos primeiros passos.

Todos que desejarem pode participar, mesmo que não tenham assistido ao Seminário, para maiores informações, ligar ou entrar em contato por whatsApp pelo celular (42) 99976 9468, que é da professora Maria Ângela.

Compartilhe

Veja mais