Vista parcial da Prefeitura Municipal | Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu

O dia 7 é todo voltado para as crianças e adolescentes, os outros dias para toda a população, que poderá fazer seu RG e CPF

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), realiza o projeto Paraná Cidadão com a finalidade de oferecer serviços que promovam cidadania, defesa de direitos e inclusão social da população paranaense. Os serviços oferecidos vão da realização de carteira de identidade, CPF, tarifa social de água e luz, orientação jurídica a promoção de atividades culturais.

O Paraná Cidadão acontece nos municípios por meio de uma parceria entre o governo do Estado e o município. O prefeito Sebastião Campos, (PMDB), sabendo que esta é uma oportunidade impar de oferecer vários serviços  do Estado, entre eles a confecção de documentos, como a carteira de identidade, este firmou a parceria com o governo estadual e nos dias 7,8 e 9 de março, ou seja, de quarta a sexta feira, no salão paroquial da igreja matriz de Reserva do Iguaçu, vai acontecer o Paraná Cidadão  das 9 às 17 horas

A secretária de Meio Ambiente, Suzana Andria, que estava à frente da secretaria de Desenvolvimento Econômico até o dia 25, é quem está coordenando a organização do evento no município. “É um programa que visa atender toda a população, o carro chefe do programa é a emissão de Carteiras de identidade ou RG, para tanto, espera-se que a população aproveite a oportunidade e venha fazer seus documentos ou mesmo tirar a segunda via de algum que esteja precisando”.

Várias secretarias estarão envolvidas, a Secretaria de Saúde Municipal estará lá fazendo orientação e prevenção à saúde, com ênfase em doenças endêmicas, atividades de estímulo ao aleitamento materno, aferição de pressão e glicemia, confecção do cartão do SUS, agendamento de mamografia para mulheres acima de 50 anos, orientação sobre as vacinas, entre outras ações.

Além disso, as pessoas poderão fazer a carteira de trabalho, para quem se interessar, haverá entrevista para vaga de trabalho na empresa Madero. Também poderá ser feito o cadastro para vagas futuras de trabalho.

A Secretaria Municipal de Assistência Social estará fazendo o Cadastro Único dos programas sociais que ela dá atendimento, o Cras e Creas vão estar presentes para tirar dúvidas e dar orientações.

A Secretaria do meio Ambiente estará presente com uma maquete e com orientações sobre a reciclagem do lixo e consumo consciente da água, mudas de árvores nativas serão distribuídas.

A parceria também foi feita com a Emater e haverá orientação para os produtores de leite, olericultura, grãos, divulgação das políticas públicas para créditos.

NO DIA 7

Quarta-feira, primeiro dia, o projeto Criança e Adolescente Protegidos,  estará voltado para as crianças e adolescentes, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os professores enviarão bilhetes aos pais para que esses mandem a certidão de nascimento original de seus filhos e as escolas levarão as crianças para fazerem o RG.

O projeto Luz e Arte estará realizando um trabalho com os adolescentes. A Secretaria de Educação realizará pintura fácil, leitura de livros infantis, a técnica de pintura, atividades recreativas e gincana. Numa parceria com o SESI, haverá brinquedos infláveis.

A Policia Militar trará um protótipo da viatura da policia para as crianças que desejarem fazer fotos e haverá apresentação dos cães adestrados da PM.

CONVITE

Suzana convida toda a população para participar do Paraná Cidadão, e lembra a todos os reservenses que essa é uma oportunidade única de fazer de forma simples, rápida e gratuita o RG e CPF.

DOCUMENTAÇÃO

O interessado em fazer o RG ou CPF deve levar apenas sua certidão de nascimento original, se for casado, a certidão de casamento. A foto será feita na hora.

 

 

Compartilhe

Veja mais